Posto começará atendimentos presenciais a partir da proxima quarta-feira, com atendimentos marcados online

Paula Cabrera

Os postos do Poupatempo devem reabrir no ABC nao próxima quarta-feira (18/8) e o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia (DEM), gravou um vídeo para a população de Mauá para confirmar que além da reabertura do posto na cidade, alguns serviços seguem sendo realizados por meio do aplicativo do Poupatempo, pelo telefone celular.
"Amigos de Mauá, estou aqui para trazer uma boa notícia. A partir do dia 19, as unidades do Poupatempo, inclusive de Mauá, estarão abertas e funcionando, respeitando todas as regras sanitárias e os cuidados que devemos ter contra o coronavírus", diz no vídeo, enviado com exclusividade ao vereador Manoel Lopes (DEM), aliado de primeira linha do atual vice-governador.
Os agendamentos para quem precisa realizar serviços presenciais estará disponível no portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e aplicativo (Poupatempo Digital) sempre um dia antes da reabertura dos postos. 
Outra novidade é que a partir de agora o Poupatempo vai incorporar os atendimentos prestados pelo Detran.SP. Todas as cidades que têm postos do Poupatempo passarão a realizar serviços relacionados à CNH, veículos e infrações do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo nas unidades do Poupatempo.  
Essa primeira etapa de reabertura irá priorizar apenas o que houver exigência presencial, como primeira emissão de CNH e expedição de RG, por exemplo. Atualmente, 70% dos serviços oferecidos pelo Detran.SP e 50% dos que são prestados pelo Poupatempo já estão disponíveis online. Mais de 200 serviços estão sendo digitalizados pelo Poupatempo. "vários dos serviços que antes o Poupatempo fazia de maneira presencial agora podem ser feitos pelo celular. Por meio do aplicativo do Poupatempo, disponível de maneira gratuita nas lojas virtuais", afirma Garcia no vídeo.
A reabertura das unidades segue as diretrizes da aderência ao Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases amarela e laranja, e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade de cada unidade. 
Do total de 340 postos, 252 retornam ainda na modalidade Ciretrans e oito unidades como Poupatempo. As Ciretrans que ainda permanecem exclusivas para atendimentos relativos a assuntos de trânsito serão transformadas, até a transição plena da remodelação, prevista para estar concluída até 2022.
Inovador, o novo formato de atendimento que integra Poupatempo e Detran.SP será implementado por meio de balcão único, oferecendo 242 serviços digitais, até 2022, em 340 unidades mais compactas. Esta reestruturação operacional possibilitará ao Estado alcançar uma economia de cerca de R$ 100 milhões por ano.