Desde 2021, reformas estruturais garantem mais segurança, acessibilidade e ampliação de unidades de ensino municipais

Da Redação

A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires iniciou o ano com avanços no Programa de Recuperação de Escolas. Entre recursos próprios e convênios estaduais e federais, a iniciativa, lançada em 2021, conta com mais de R$ 3,3 milhões destinados a reformas estruturais de unidades de ensino municipais. Ampliações e adequações de acessibilidade estão entre as melhorias.

Sete escolas estão sendo atendidas pelo Programa neste momento. A E.M. Prof. Kátia Regina Carvalho, no Jardim Caçula, está entre as contempladas. A unidade está interditada desde março de 2019, por risco de deslizamento de parte de sua estrutura. Por meio de parceria com a Secretaria de Obras, equipe realiza a contenção do muro, entre outras intervenções que permitirão a retomada das atividades na escola – atualmente, os alunos estão em sede provisória.

“O último ano foi de avaliação da estrutura de nossa rede de ensino, de muito planejamento e do início de ações que estão modernizando a Educação Municipal. O Programa de Recuperação de Escolas é uma das medidas prioritárias para termos ambientes seguros para o processo de ensino-aprendizagem. Agradecemos a todos os profissionais envolvidos neste trabalho”, declarou a secretária Rosi Ribeiro de Marco.

Também estão em obras as escolas E.M. Prof. Sebastião Vayego de Carvalho, E.M. Silvio Roberto Grecco, E.M. Com. Abdalla Chiedde, E.M. Prof. Mabel Cunha, E.M. Irmã Maria Bernadete, E.M. Amauri do Nascimento, além da Central de Abastecimento da Merenda Escolar e o refeitório da Secretaria de Educação. Para este ano, o município garantiu mais recursos junto ao Estado e União para reforma e ampliação de creches e escolas da cidade. Com recursos próprios e por meio de parceria com a ZEMA – Secretaria de Manutenção e Zeladoria Urbana, a Secretaria de Educação também está reformando quadras e espaços escolares.