Projeto iniciado nesta sexta-feira (30/07), no Capiburgo, contou com a participação de 20 famílias

Da Redação

Oferecer os atendimentos realizados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) à população que reside
distante dos postos físicos é a proposta do 'Saúde na Comunidade'. O projeto, uma espécie de UBS itinerante, foi idealizado pela Secretaria da Saúde, por meio da unidade Feital, em parceria com a ONG Chácara da Flores Eurípedes Barsanulfo. A proposta foi colocada em prática nesta sexta-feira (30/07), na sede da entidade, e contou a participação de 20 famílias do Capiburgo.

“Com essa proposta vamos levar a saúde onde as pessoas estão. Queremos que todos fiquem bem. Vamos voltar a ser felizes”, comentou a secretária de Saúde de Mauá. Celia Bortoletto.

A iniciativa nasceu com o objetivo de prestar assistência médica e odontológica a moradores da região, que concentra grande número de crianças. Em razão da pandemia, tal público foi pouco lembrado nos últimos tempos. Por conta disso, os menores de 6 anos, com ênfase à primeira infância, priorizando aqueles com idade abaixo de 1 ano, terão preferência nesta primeira etapa do programa. Demais integrantes da família também serão beneficiados.

Moradora do Capiburgo, a dona de casa Fernanda Souza, 25 anos, levou a filha, Sofia, de 1, para consulta de rotina com a médica. “É muito mais prático vir aqui, já que a minha casa fica bem distante da UBS”, justificou ela, que saiu do local com uma guia de exames para agendá-los na unidade.

A equipe de 17 profissionais (médico, enfermeiro e auxiliar, farmacêutico, dentistas, psicólogo, assistente social e agentes comunitários de saúde) realizou avaliações médicas e odontológicas e vacinação infantil. Os munícipes, todos atendidos pela ONG, que precisavam de extrações ou outros procedimentos dentários receberam orientação para procurar a unidade de saúde. Também foram entregues medicamentos e os cartões SUS e da unidade, além de ter sido feito o cadastro das famílias.

Para conscientizar os pais e filhos sobre a importância da higiene bucal, com orientações sobre a escovação correta, ocorreram palestras com dentistas. A previsão é que o 'Saúde na Comunidade' ocorra uma ou duas vezes por mês. O próximo passo será estender o projeto a outras áreas do município, com a convocação dos moradores pelos agentes de saúde.