Denúncia foi feita por parlamentares após encontrar ambulâncias, camionetes e carros em pátio; jurista diz que situação pode implicar em improbidade

Paula Cabrera

Os vereadores Adelto Cachorrão (AVANTE) e Fernando Rubinelli (PDT) registraram nas mídias sociais  o abandono de 35 carros pertencentes à frota municipal da cidade e abandonados, no pátio de carros ao lado do Poupatempo. Entre a frota disponível no local há duas ambulâncias, três carros da GCM e dois carros do trânsito, além de dois ônibus. A maioria da frota foi adquirida em 2007 e com o último IPVA pago em 2016.

No vídeo os parlamentares mostram que alguns veículos, como um EcoSport 2007, demonstra boa conservação da lataria, assim como duas camionetes do trânsito, no entanto,  há muitas peças abandonadas na carcaça do carro da Secretaria do Trânsito. "É um desperdício de dinheiro público. Será que não há recuperação para esses carros", quesitona Cachorrão.
Os parlamentares afirmam que receberam a denúncia de munícipes, que viram os carros abandonados no local ao visitar a unidade do Poupatempo. "A população não aguenta mais tanto descaso", afirma Rubinelli.

Segundo o advogado especialista em administração pública e direito eleitoral, Arthur Rollo, há trâmite legal a ser seguido pelo poder público para confirmar que os carros não podem passar por reparo. "Tem que avaliar se vale a pena consertar ou não. Não pode deixar parado deteriorando porque é improbidade administrativa", afirma ele.
Segundo o advogado, é ainda fundamental que os carros fora de uso sejam colocados em avaliação e, posteriormente, vendidos.

Vale lembrar que neste abo a administração solicitou dez carros emprestados à Prefeitura de São Bernardo do Campo para colocar a GCM (Guarda Civil Municipal) na rua. Entre os carros emprestados estão duas Blazers, da GM, seis modelos Gol e duas Paratis, da Volkswagen. O modelo mais antigo é de 2005 e o mais novo foi produzido em 2010. O secretário de Governo de Mauá, Paulo Sérgio Pereira afirmou que a administração já prepara leilão para a venda dos automóveis. "A documentação para a contratação da empresa está em andamento na Secretaria de Assuntos Jurídicos", sobre o fato de os automóveis estarem parados desde 2016, o secretário afirmou que a administração seguiu os trâmites legais para confirmar a necessidade de leilão.