Prefeito está acompanhando ações de limpeza nas ruas da cidade que foi bastante atingida com desmoronamentos e enchentes

Paula Cabrera


A chuva de verão desta terça-feira (28/12) castigou Santo André com enchentes, desabamentos e muitos problemas em diversas áreas da cidade. Segundo o prefeito Paulo Serra (PSDB), em 30 minutos choveu na cidade 109 milímetros, quase metade do esperado para todo o mês de dezembro.
Em vídeo gravado do COI (Centro de Operações Integradas) e ao lado do vice-prefeito Luiz Zacarias (PL), Serra falou que as equipes já estavam em ação para auxiliar moradores após um recorde de chuva. "A gente está aqui no COI acompanhando o monitoramento dessa grave chuva que caiu na nossa cidade. Foram 109 milímetros de chuva em meia hora, o esperado para o mês todo de dezembro era 250 milímetros."
A cidade teve vários pontos de alagamento, na Capitão Mario de Toledo de Camargo, na Avenida Firestone e alguns pontos da Avenida dos Estados. As vias já estão parcialmente liberadas e os ônibus, o trolibus e os trens já voltaram a circular.
Em nota,  a Prefeitura de Santo André informou "que foram registrados diversos pontos de alagamento na cidade devido à forte chuva desta terça-feira (28). O volume no Jardim Ipanema e Vila Suiça foi de 109 mm, enquanto na Vila Humaitá, Vila Vitória e Cidade São Jorge atingiu 75 mm. Alguns pontos tiveram situação mais crítica como eixo da Avenida dos Estados, arredores do Córrego Guarará, e ainda cruzamentos como na rua Justino Paixão x Avenida Ramiro Colleoni, Rua Igarapava, Avenida Lauro Gomes próximo ao cemitério vertical, Rua Bartolomeu de Gusmão com acesso para à Avenida dos Estados, Estrada do Pedroso x Rua dos Missionários, Av. Capitão Mário Toledo de Camargo x Av. São Bernardo, Av. Capitão Mário Toledo de Camargo x Av. Dom Pedro I, Av. Santos Dumont x Praça XIV Bis, Rua Siqueira Alves na Vila Alzira e ainda a região da Av. Valentim Magalhães. Já no Jardim Santo André um raio atingiu dois barracos causando um princípio de incêndio, mas logo controlado, sem maiores transtornos. A Defesa Civil da cidade segue com toda a equipe em operação."