Equipamento será responsável por zerar a fila de castrações para controle populacional, além de realizar consultas e exames dos pets da população de baixa renda

 da Redação

A Prefeitura de São Bernardo anunciou, nesta sexta-feira (1/7), um importante avanço para a causa animal e para a saúde do município: a instalação do 1° hospital veterinário público da cidade. O novo equipamento, a ser instalado nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – localizado na Avenida Dr. Rudge Ramos, 1.740 –, será responsável pelo plano de zerar a fila de castrações para controle populacional, além de realizar consultas e exames dos pets da população de baixa renda, entre outros serviços.
De acordo com o prefeito Orlando Morando, este é mais um compromisso que estava previsto em seu plano de governo e que agora poderá ser realizado, por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 1,5 milhão. “A parceira com o governo do Estado e mais esta emenda vão garantir o custeio dos primeiros meses de funcionamento do hospital. Esta é uma política pública que veio para ficar na nossa cidade”, detalhou o chefe do Executivo durante o ato de divulgação do novo serviço. A cerimônia também foi acompanhada pelo vice-prefeito Marcelo Lima, pela deputada estadual Carla Morando e pelo secretário de Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Pery Cartola.
CHAMAMENTO PÚBLICO - Nos próximos dias, será publicado nos atos oficiais do município o novo edital de chamamento público para a instalação e gestão do serviço no equipamento de saúde. Poderão participar do processo entidades sem fins lucrativos, cuja finalidade estatutária seja o atendimento na área da saúde. A expectativa é de que todo o processo seja finalizado até setembro deste ano, para início do funcionamento do novo hospital.
Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, pontuou que além das castrações, o hospital também irá atender outros tipos de ocorrências. “O equipamento veterinário também terá estrutura para atender animais vítimas de atropelamentos, doenças degenerativas, doenças parasitárias e contagiosas, transmissíveis ao homem ou não. Assim, teremos abrangência maior em saúde pública”, explicou.

ESTRUTURA - O equipamento contará com consultórios, salas de centro cirúrgico, enfermarias, laboratórios, salas de raio-x e exames de imagem. O equipamento terá capacidade para realizar 500 consultas e 400 castrações por mês, com custeio mensal de R$ 300 mil. As entidades interessadas deverão comprovar condições materiais para o desenvolvimento dos serviços, além de fornecer toda a estrutura de mão de obra, formada por médicos veterinários, auxiliares, equipes de apoio, entre outros.

CASTRAMÓVEL – Além do novo hospital veterinário, a Prefeitura conta com o serviço de castração itinerante, por meio do Castramóvel, inaugurado em 2020. O Castramóvel leva o serviço de controle populacional de animais aos bairros mais distantes e para a população mais carente do município, que tem dificuldade de acesso ao CCZ.