Prefeitura ainda não publicou decreto com mudança de horário e capacidade e publicou anúncio de que manterá comércio aberto

Paula Cabrera

A cidade de Mauá foi uma das únicas que não divulgou decreto com novos horários de funcionamento e protocolos para conter a pandemia de Covid-19. Nesta segunda-feira (30/11), o governador João Doria colocou todo o Estado na fase amarela, que determina a circulação menor no comércio, de apenas 40%, com dez horas máxima de abertura. Nada foi alterado na cidade.
Nesta quarta-feira (2/12), a administração do prefeito Atila Jacomussi (PSB) divulgou comunicado nas redes sociais e no site da prefeitura em que nega o fechamento do comércio. Ontem, o prefeito já havia gravado vídeo em que falava da situação.
"Somos referência no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e nosso compromisso de proteger você e a sua família será mantido com o nosso máximo empenho. No entanto, precisamos atrelar os cuidados à Saúde com a Economia, geração de emprego e renda para a população. Por essa razão, Mauá não adotará novas medidas restritivas e, portanto, não fechará o comércio da cidade. Temos estabilizada a ocupação de leitos para pacientes com a Covid-19, por meio de 75 leitos exclusivos no Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini, nos dois leitos em cada uma das quatro UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), que também contam com o atendimento descentralizado do Cecco (Centro Especializado de Combate ao Coronavírus). Enquanto isso, seguiremos fiscalizando a presença de álcool em gel nos estabelecimentos comerciais, equipamentos de proteção individual aos trabalhadores e a obrigatoriedade da utilização de máscaras. Sua participação também é fundamental: saia de casa somente com máscara, higienize sempre as mãos com álcool em gel e evite aglomerações. Juntos vamos vencer o coronavírus", diz o comunicado.
A decisão foi duramente criticada nas mídias sociais, principalmente porque reportagem da rede Globo, exibida em diferentes telejornais locais, aponta que a cidade já teria mais de 90% dos leitos de UTI ocupados. A cidade não informa os números, mas vale destacar que o hospital Nardini possui 10 leitos de UTI.