Na manhã desta quarta (08), a Secretaria de Meio Ambiente de Rio Grande da Serra realizou a primeira reunião estratégica para contemplar o Programa estrutural para os primeiros 100 dias de governo, o “Recomeça Rio Grande”, lançado pelo Prefeito Akira, no encontro, presentes toda equipe da pasta, o Secretário Marcelo Marcondes conduziu a reunião, após o diagnóstico preliminar e debateu as estratégias com os presentes.
Os colaboradores apresentaram demandas de curto, médio e longo prazo, sistematizando as ações que visam dar uma nova estrutura na agenda ambiental local.
Segundo Marcondes, “realizamos uma oficina de escutas e construções de pautas, na sequência, com as propostas do plano de governo do prefeito, e as que trouxemos no compromisso de governança ambiental, sistematizamos com o foco em eixos estruturantes”.
No planejamento, temas como emergências climáticas, gestão de resíduos, coleta seletiva, educação ambiental, fiscalização, bem-estar animal, foram os pontos fortes. Trazendo ainda no rol de ações, o resgaste da agenda pública ambiental, com ações administrativas e de resultados para a governabilidade de forma sustentável.
Ainda de acordo com o secretário, é necessário estabelecer ações primárias, que gerem impactos diretos em benefício da sociedade, é com viés técnico, de acolhimento e de sistematização que conseguiremos resultados rápidos e com qualidade ambiental. Para isso, a agenda 2030 dos ODS/ONU serão ferramentas de implementação da gestão.
Com esse entendimento, é promovendo políticas públicas responsivas, de justiça social e climática, que permitirão Rio Grande crescer de forma sustentável. O monitoramento de indicadores permitirá guiar as prioridades do governo local de acordo com os desafios identificados a partir da análise de dados.
Na reunião, o secretário adjunto – Flávio Nakaoka, trouxe também os desafios da educação ambiental para a gestão de resíduos, discutindo com as presentes soluções para a coleta seletiva e outros pontos que estão contemplados no planejamento estratégico da secretaria de meio ambiente.
Rio Grande da Serra
Defesa Civil de Rio Grande da Serra intensifica ações de conscientização sobre eventos climáticos