Município imuniza público nas 23 UBSs municipais e deve começar a administrar também coronavac

Paula Cabrera

Nesta sexta-feira (21/01), a Prefeitura de Mauá libera A imunização de crianças entre 9 e 11 anos, sem comorbidades, contra a Covid-19. A criança que tomou uma das vacinas do calendário de rotina deverá aguardar 15 dias para receber o imunizante contra a Covid.
A aplicação das doses pediátricas da Pfizer e da Coronavac ocorrerá das 9h às 16h, nas 23 UBSs municipais. Até esta quinta-feira, a aplicação era feita em escolas do município. A medida visa diminuir tempo de esperar e agilizar aplicações, já que o público deve aumentar. Apenas nestes quatro dias, mais de 500 doses foram aplicadas na cidade dentro do público infantil.
Para agilizar o atendimento, pais ou responsáveis devem realizar o cadastro das crianças no site www.vacinaja.sp.gov.br. É preciso clicar no botão 'Crianças até 11 anos' e preencher os dados.
É fundamental levar a carteira de vacinação e receituário ou relatório médico, com até um ano de validade, com a descrição da comorbidade ou deficiência.
Também é obrigatório apresentar o CPF da criança, que pode ser solicitado gratuitamente pelo site da Receita Federal (//servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp) ou fazer pessoalmente em uma agência dos Correios. Nesse caso, o pai ou responsável precisa apresentar RG próprio, Certidão de Nascimento ou RG da criança. O serviço tem taxa de R$ 7, que deve ser pago na hora.
Segundo a administração municipal, o público infantil entre 5 e 11 anos na cidade é formado por 52 mil crianças. Em apenas quatro dias de aplicação, foram 546 doses para crianças com comorbidades e com espectro autista, o número equivale a uma média de 136 aplicações diárias.