Paula Cabrera

A Prefeitura de Mauá reabriu nesta sexta-feira (31/1) o CCO (Centro de Controle Operacional) que conta com 28 câmeras para fazer o monitoramento por 24 horas das principais ruas da cidade, escolas e outros equipamentos públicos, além de integrar as operações da GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
O monitoramento por câmeras não é novidade na cidade. O sistema foi adquirido ainda em gestões anteriores, mas sistema foi paralisado em diferentes períodos. Atila chegou a reinaugurá-lo em 2018, mas as câmeras deixaram de ser fiscalizadas entre as trocas de governo na cidade.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Cezar Ferrari, o novo monitoramento será feito do prédio da Educação, na região central da cidade e contará com 28 câmeras em pontos estratégicos e na maioria das escolas municipais. A expectativa é de que as UBSs também possam ser monitoradas em breve.
Boa parte das câmeras de segurança está integrada ao sistema Detecta, que envia informações em tempo real sobre a situação do veículo e permite, por exemplo, a recuperação rápida em caso de roubos ou mesmo a captura do carro em situação irregular. "Das 28 câmeras, 17 estão integradas ao detecta. A expectativa é de que em 60 dias possamos contar com o serviço também nas UBSs da cidade", confirmou o prefeito Atila Jacomussi (PSB) à reportagem do JNC.