Mauá intensifica limpeza de rios e ruas

Secretário de Serviços Urbanos, Fernando Rubinelli diz que cidade tem feito força tarefa para impedir problemas com chuvas de verão

Paula Cabrera

A Prefeitura de Mauá intensificou os trabalhos de limpeza e assoreamento para preparar a cidade para as chuvas de verão.
Foram realizadas limpezas em piscinões e em bocas de lobo, intervenções no leito do rio Tamanduateí, roçagem em praças e em canteiros centrais de importantes vias do município.
Duas regiões com histórico e grande potencial de alagamento receberam atenção especial neste primeiro momento: a área do Paço Municipal, onde estão localizados os prédios dos três poderes –   Executivo (Prefeitura), Legislativo (Câmara) e Judiciário (Fórum) –, o Ginásio de Esportes Celso Daniel e o Parque da Juventude; e a entrada do Jardim Zaíra, ponto de muito fluxo de veículos e pessoas.


“Nossa maior preocupação é fazer esse primeiro trabalho porque estamos na temporada de chuvas e a cidade estava muito abandonada”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Fernando Rubinelli ao JNC.
Outra ação para ajudar a minimizar os impactos das enchentes diz respeito à limpeza de ecopontos e áreas críticas de descarte irregular de lixo. “Percebemos que há grande volume de descarte irregular. Nossa ideia é voltar com as operações de cata bagulho por bairros para tentar corrigir isso, mas ainda está em estudo”, explica.


Além disso, como parte da zeladoria do município, foi restabelecida a iluminação na divisa com a cidade de Santo André.

Rubinelli diz ainda que há uma força tarefa em andamento para atender equipamentos públicos da cidade e regiões que estejam em pior conservação. “Encontramos os bueiros obstruídos, muitos descartes irregulares de entulhos, mato alto, ou seja, condições ideais para as enchentes. Precisamos correr, pois a chuva não espera. Nosso objetivo é realizar o máximo de intervenções em um curto espaço de tempo. O prefeito Marcelo Oliveira foi claro quando disse que precisamos estar preparados para a temporada de chuvas de verão, independentemente do que foi feito pela gestão anterior”, afirmou.