O Depois de anos em que as dividas da cidade eram a principal noticia nos jornais, a administração do prefeito Marcelo Oliveira parece, enfim, ter deixado o fantasma para trás.
A cidade foi listada entre os 365 municípios brasileiros que receberam nota máxima em ranking do Tesouro Nacional que avalia a qualidade das finanças públicas. Avaliada com a nota “A”, a cidade administrada pelo prefeito Marcelo Oliveira (PT) ocupa a 116ª posição, se levarmos em conta apenas os municípios de SP, sobe para a 9ª posição.
De acordo com os porcentuais de acerto, o ranking atribui notas que variam de “A”, quando ao menos 95% das informações são consideradas corretas, a “E”, quando o índice é inferior a 65%. Entre as sete cidades, Mauá e Rio Grande da Serra receberam notas “A”. Quatro tiveram “B” (São Bernardo, São Caetano, Diadema e Ribeirão Pires) e uma (Santo André), a classificação “C”
Ainda segundo o ranking, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra foram os únicos municípios da região que melhoraram sua nota na passagem de 2022 para o ano seguinte. Na edição de 2021, Mauá havia recebido nota “C”. “Desde 2021, Mauá vem recuperando a capacidade de investimentos, refletida nas muitas obras em andamento pela cidade: recapeamento, escolas, unidades de saúde, recuperação de praças, áreas de lazer e quadras esportivas. A reestruturação financeira permitiu que a cidade fechasse as contas públicas no azul nos últimos três anos, aumentando os investimentos em 137%”, comemorou o prefeito Marcelo Oliveira.