
Lula está acompanhado de uma série de ministros do próprio governo, além dos atuais presidentes da Câmara, Hugo Motta e do Senado, Davi Alcolumbre.
O presidente Lula deve chegar nesta segunda-feira (24) em Tóquio para iniciar uma visita de Estado. O objetivo da viagem é obter avanços para um acordo do Japão com o Mercosul, além de negociar a abertura do mercado japonês para a comercialização da carne brasileira.
Lula está acompanhado de uma série de ministros do próprio governo, além dos atuais presidentes da Câmara, Hugo Motta e do Senado, Davi Alcolumbre. O avião com a comitiva brasileira decolou na noite desse sábado (22).
Em Tóquio, Lula vai ter encontros com o imperador, o primeiro-ministro, e participará de um fórum com cerca de 500 empresários brasileiros e japoneses. Um dos focos de Lula na visita é conseguir o envio de uma missão japonesa de inspeção sanitária aos frigoríficos brasileiros, o que pode representar o primeiro passo para a aceitação da carne bovina nacional.
Em 2024, o Japão foi o terceiro maior parceiro comercial do Brasil na Ásia e terceiro maior destino de exportações brasileiras à região, com intercâmbio comercial de US$ 11 bilhões e superávit de US$ 148 milhões para o Brasil, segundo o Itamaraty.
Durante a viagem, Lula deve articular também novas fases da reforma ministerial com os presidentes da Câmara e Senado e aproveitar para discutir a votação de pautas prioritárias para o governo no Congresso.
O petista deve deixar Tóquio na quinta-feira e seguir para o Vietnã. No dia seguinte, estão previstos encontros com o presidente e o primeiro-ministro do país.