Após obter uma vitória no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que anulou a decisão que considerava suas contas eleitorais de 2020 como "não prestadas", Luiz Cuer (PT) deu mais um passo para garantir mais uma cadeira para o PT na Câmara Municipal de Mauá. O petista entrou com um recurso especial no TSE solicitando a recontagem oficial dos votos, o que pode confirmar uma nova cadeira para o Partido dos Trabalhadores na cidade.

O pedido de Cuer argumenta que, com a nulidade da ação que impedia a validação de seus votos, ele agora cumpre todos os requisitos para ter seus votos contabilizados para o partido. O recurso solicita que a Justiça Eleitoral determine à 217ª Zona Eleitoral de Mauá que refaça a totalização dos votos, incluindo os 961 obtidos pelo petista, o que pode impactar diretamente a composição do Legislativo mauaense.

Se o pedido for aceito, o PT pode ampliar sua bancada na Câmara de três para quatro vereadores. A maior beneficiada seria Cida Maia (PT), que passaria a ocupar uma cadeira, potencialmente no lugar de Felipe do MSTU (PRD).

A decisão final caberá ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que deverá realizar a nova totalização caso o TSE aceite o recurso. Cuer segue otimista: "A vitória que tivemos no TSE mostrou que nossa luta foi justa. Agora, queremos garantir que os votos dos mauaenses sejam respeitados e que possamos fortalecer a representatividade do nosso partido na Câmara."

A reportagem tentou contato com a 217ª Zona Eleitoral de Mauá, responsável pelo registro e contabilidade de votos na cidade, mas foi informada que a zona passava nesta terça-feira por uma vistoria da Justiça Eleitoral. O JNC também questionou o TRE sobre a tramitação para a recontagem de votos, mas também não obteve resposta até a publicação desta matéria.