Paula Cabrera

Com a volta às aulas, volta também a movimentação de estudantes nos ônibus municipais. Neste ano, os cerca de 30 mil alunos que podem pedir o benefício na cidade começaram a solicitar os passes em janeiro, logo após a confirmação do acordo com a Prefeitura de Mauá.

Pelo contrato, podem pedir as passagens gratuitas alunos da rede pública e municipal que estejam matriculados em cursos do ensino geral e técnico, até nível superior. É necessário levar documentos pessoais, comprovante de endereço e declaração de matrícula. O prazo para solicitar o benefício começou em 27 de janeiro e termina apenas em novembro. Segundo a loja Sim, apenas neste início de ano, 10.914 estudantes procuraram a loja para renovar o benefício.

Para diminuir filas e melhorar o conforto, a empresa recebe os documentos do aluno, recolhe os cartões de estudante e entrega no dia seguinte. O aluno recebe o cartão já com a recarga de passagens previstas para entrar em funcionamento no prazo de até cinco dias. O processo é feito para que na data o bilhete funcione automaticamente, no entanto, há casos em que o aluno é obrigado a procurar novamente o atendimento. Segundo a Sim, isso pode acontecer em casos de inconsistência de dados - algo que o sistema aponte como comprovantes que não se enquadram, erros em documentos ou troca de endereços - ou quando o cartão não consegue fazer a atualização do saldo, normalmente por já ser mais antigos.
"Nestes casos, é necessário voltar à loja e pegar um novo número para o atendimento. Nossos profissionais vão validar o cartão", diz a nota. Segundo a empresa, do total de cartões já entregues neste ano, menos de 10% precisou ser revalidado.
Neste período a empresa ressalta que a loja atende cerca de 600 senhas ao dia, apenas para passe escolar, além dos atendimentos diários que totalizam 1.400, o que pode requerer paciência. "Trabalhamos para atender todos no menor tempo possível, mas é uma época em que há muita demanda e temos a oja cheia todos os dias", afirma.
O horário de atendimento do espaço, localizado no Terminal Central, é de segunda à sexta, das 8h às 18h.