Instabilidade e falta de compromisso pode ter sido pivô de grandes perdas para ex-prefeito

Paula Cabrera
O clima começa a esquentar nas eleições de 2022. O ex-prefeito Atila Jacomussi (SD), pré-candidato a deputado estadual tem perdido importantes apoios nos últimos dias. O JNC soube de pelo menos três grandes aliados que desembacaram da campanha apenas nas últimas semanas.
A informação é que outros nomes tem conseguido conquistar essas lideranças com base no diálogo e no comprometimento com os projetos apresentados por elas. Vale ressaltar que há ainda a possibilidade de que Atila não consiga o registro de candidatura, já que teve duas contas de sua gestão como prefeito, as de 2017 e de 2018, rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e pela Câmara Municipal.
Especialistas em direito eleitoral ouvidos pelo JNC confirmaram que Atila estaria inelegível por conta da situação, já que um dos apontamentos do TCE afirma que os gastos em Educação naquele ano ficaram abaixo dos 25% exigidos por lei. "Se houve rejeição pelo TCE e pela Câmara, se houve apontamento que o gasto com educação ficou abaixo do previsto, costuma ser regra negar o registro. Ele pode recorrer, mas concorrerá sob judice (quando os votos não são computados)", explica o advogado Silvio Salata.
Fontes próximas a Atila afirmaram que mesmo dentro do comitê o clima é de que os votos não devem ser computados. Com isso, muitos já se articulam e embarcam em novos projetos. Alan Marcio, grande articulador de campanhas passadas, deixou Atila e embarcou na campanha de Junior Orosco (União). O professor Salvador Cruz também teria deixado de apoiar Atila recentemente.
Por fim, nesta sexta-feira (12/8), as ativistas sociais Mada Silva e sua filha, a pré-candidata a deputada federal Dayane Andrade desembarcaram da campanha com direito à vídeo nas mídias sociais de Dayne inumerando os motivos que culminaram na decisão. Segundo ela, Atila teria proposto parceria e tirado apoios para auxiliá-lo na dobrada com Ely Santos, candidata a deputada federal e irmã do prefeito do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos. "Te ajudei tanto, mas hoje entendo porque as pessoas te chamam de Pinóquio", disparou no vídeo de mais de 7 minutos em que confirma ainda que agora apoia Rômulo Fernandes (PT) para a Assembleia Legislativa de SP.
Com tantos desafetos espalhados pela cidade e com aliados pulando do barco, há quem diga que os pedidos de impugnação de candidatura devem ser o menor dos problemas de Atila, mas sim conseguir manter a relevância nas urnas.