Vereador pede aquisição de aparelho para acompanhar grávidas de alto risco

Paula Cabrera

O vereador Leonardo Alves (PSDB) pediu ao município a compra de mais dois aparelhos para a realização do exame de cardiotoco para gestantes de alto risco. O exame é realizado durante a gravidez para verificar os batimentos cardíacos e o bem estar do bebê, e é feito com sensores ligados à barriga da gestante que coletam essas informações, sendo especialmente indicado para grávidas após as 37 semanas ou em períodos próximos ao parto. "Recebemos muitos pedidos de mães que cobram a realização desse exame durante o trabalho de parto, principalmente", disse o parlamentar.
Leonardo pede que os aparelhos sejam encaminhados para o Centro de Referência, para o atendimento, específico das gestantes de alto risco. "Sabemos que é um momento especial para essas mães que precisam ser atendidas com maior cuidado, com mais exames, e o cardiotoco vai nesse sentido", diz o parlamentar.
Leonardo tem sido constante na busca por melhorias na saúde. Neste ano, o parlamentar conquistou a verba para a compra de um mamógrafo, a emenda de R$ 200 mil, para a aquisição do aparelho foi conquistada em abril com o deputado estadual Enio Tatto (PT) e deverá ser empenhado para a aquisição do equipamento. "Cobramos a Prefeitura sobre a aquisição desse equipamento. O valor já está em caixa e e fundamental para o município", conclui o vereador.