
Nome do Conselheiro tem ganho força nos bastidores para concorrer a uma
vaga de vereador em 2020
Por Paula Cabrera
Mais jovem conselheiro tutelar eleito em Mauá, Leonardo Alves, 25 anos, deve terminar o mandato como presidente do Conselho Tutelar 2 com a sensação de dever cumprido. O Bacharel em Direito pela faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e pós graduando em Direitos Sociais, garantiu a eleição de sua sucessora, Cida Ferreira, e ainda ganhou uma moção de aplausos pelo trabalho frente ao órgão e por ter sido eleito tão jovem. "Decidi concorrer porque sabia que havia muitos jovens em Mauá em situação de vulnerabilidade social e sabia que teria maior aproximação, conseguiria entender melhor suas realidades e eles poderiam se sentir entendidos, firmar melhor essa conexão por conta da minha juventude", diz.
Leonardo também foi líder estudantil na escola estadual "Maria Aparecida Damo Ferreira" no Jardim Guapituba, e logo depois se tornou membro do primeiro conselho municipal de Juventude de Mauá, além de ter sido eleito conselheiro municipal de saúde. "Minha família tem uma longa história de luta pela democracia. Eu não poderia fugir disso", afirma.

Eleito em 2015 o conselheiro mais jovem da história da cidade com 1.655 votos, seu trabalho foi pautado no fortalecimento do vínculo entre a escola, comunidade e a sociedade. Um dos seus principais projetos é o "Pais e Filhos" que promove rodas de conversas com os pais sobre a importância de acompanhar a vida escolar dos filhos e a lidar com as questões da infância e juventude. "É gratificante ver os pais saírem das palestras com lágrimas nos olhos. Empenhados em fazer mais por seus filhos. É um sentimento de gratidão ver a possibilidade de mudar e melhorar essa relação", diz.

Apesar de evitar o rótulo de pré-candidato a vereador, a eleição de sua sucessora ao Conselho Tutelar para o próximo mandato, confirmou sua força política e acirrou a disputa entre os partidos para que ele componha suas chapas. Leonardo evita confirmar seu nome para o pleito do ano que vem. "Vou focar em meu mandato até o último dia, e depois pensarei em novos projetos. Mas posso dizer que estou à disposição da cidade para contribuir com a população."
