Serão 8 milhões de doses distribuídas em todo o país de doses da AstraZeneca e CoronaVac

Das agências

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou em reunião com prefeitos nesta quinta-feira (14/1) que a vacinação contra a Covid-19 deve começar na próxima quarta-feira (20/1). O anúncio foi feito em teleconferência com a FNP (Frente Nacional de Prefeitos). Mais de 130 chefes de municípios acompanharam virtualmente a discussão, todos de cidades com mais de 80 mil habitantes.
O ministro repetiu aos presentes que 8 milhões de doses de vacinas devem estar disponíveis em janeiro, sendo 2 milhões do modelo de Oxford/AstraZeneca e 6 milhões da Coronavac. Estes imunizantes serão entregues no Brasil pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan, respectivamente.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidirá no domingo (17/1) se libera ou não o uso emergencial destes dois imunizantes. Após este aval, as doses poderiam ser aplicadas na população.
Pazuello disse aos prefeitos que as doses da vacina de Oxford/AstraZeneca devem chegar aos Estados na segunda-feira (18/1). Um avião já saiu do Brasil para buscar as doses na Índia da AstraZeneca. A previsão de retorno é de sábado (16/1). Antes do aval da Anvisa, porém, as doses devem ficar sob cuidados da Fiocruz.