Prefeito deve reduzir cinco secretarias das atuais 23 e anuncia titulares de Governo, Habitação, SSU, Segurança Alimentar, Comunicação e Gabinete

Paula Cabrera

Em seu primeiro dia de mandato, o prefeito Marcelo Oliveira (PT) já colocou a máquina administrativa para rodar. Nesta sexta-feira (1/1), após atender a imprensa e apoiadores, ele já se reuniu com o secretariado para definir os primeiros atos do governo. Em entrevista exclusiva ao JNC, o novo chefe do Executivo confirmou outros nomes que deverão estar em seu governo e falou sobre a diminuição de secretarias em sua gestão.
Nesta sexta, ele confirmou o nome do ex-vereador Fernando Rubinelli (PTB) para assumir a Secretaria de Serviços Urbanos.
Maria Emerich como sua chefe de gabinete, Leandro Laranjeira como responsável pela Comunicação Social, Denise Zironde, para a Pasta de Habitação, e Carlos Gomes, na Segurança Alimentar. A Sama ficará, por enquanto, sob o guarda-chuva de Rômulo Fernandes, que assume Planejamento e também Meio Ambiente, que voltará a ser uma mesma secretaria, como funcionava nos governos de Oswaldo Dias. Leandro Dias foi confirmado para assumir a Secretaria de Governo.
"Ainda não definimos o titular de Cultura e de Segurança Pública, mas devemos definir isso ainda semana", disse o prefeito.
Marcelo também confirmou que deve diminuir pelo menos cinco secretarias. Atualmente, Mauá tem 23. O petista extinguirá a Secretaria de Relações Institucionais, Trânsito e Sistema Viário e a de Transporte - essas duas últimas se tornarão Mobilidade Urbana, que terá o comando de Helcio Silva. O ex-vereador e ex-deputado também será responsável por Obras. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico se juntará com a Pasta de Trabalho e Renda. "Não faz sentido, nesse momento, separar isso. A chegada de empresas, o estímulo ao comércio e a geração de empregos devem estar juntas, para garantir um melhor andamento", explicou o prefeito.
Outra mudança será na junção das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, essa ainda sem titular definido. Por fim, Planejamento e Meio Ambiente voltam a ser uma só Pasta, sob comando de Rômulo Fernandes, conforme já explicado. "Com a junção de pastas a gente diminui os gastos da máquina administrativa e consegue otimizar o orçamento da cidade", explicou Marcelo, que deve entregar o projeto para a aprovação da Câmara o mais rápido possível. "Confio que a Câmara entenderá a importância disso e nos ajudará a aprovar rapidamente a proposta", disse.
Ja com a agenda cheia, Marcelo organizava uma visita ao Hospital de Nardini, ao lado da secretária de Saúde,  Celia Cristina Pereira Bortoletto ainda nesta sexta-feira. "Queremos entender a situação. Saber como estão as coisas. Vamos montar um comitê para tomar as ações no combate ao coronavírus. Mas quero entender a real situação de leitos e equipamentos na cidade. Quero que os moradores da cidade saibam que não pouparemos esforços para colocar Mauá de volta nos trilhos", disse.

Veja como fica a lista de secretários:

Governo - Leandro Dias

Serviços Urbanos- Fernando Rubinelli

Segurança Alimentar - Carlos Gomes

Gabinete - Maria Emerich Ferraz

Comunicação Social- Leandro Laranjeira

Habitação -  Denise Zironde

Planejamento Urbano e Meio Ambiente/
SAMA
- Rômulo Fernandes

Mobilidade Urbana/Obras - Helcio Silva

Mulheres  - Celma Dias

Educação - José Luiz Cassimiro

Assuntos Jurídicos  - Matheus Martins Sant’Anna

Saúde -  Celia Cristina Pereira Bortoletto

Assistência Social- Xênia Pedrosa de Sousa Dispore

Finanças - Paulo José de Almeida

Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico - Nelsi Rodrigues da Silva, o Morcegão

Administração - Wagner Rubinelli

Segurança Pública  - ainda não definido

Cultura, Esporte e Lazer - ainda não definida