Paula Cabrera

O Governo do Estado de SP divulgou nesta sexta-feira (28/2) uma lista atualizada de casos em monitoramento do coronavírus onde descarta a ocorrência do vírus na paciente de Mauá. Segundo o Estado, os números foram atualizados e casos descartados porque "não havia febre" ou porque o paciente não esteve em viagem para os epicentros da doença.
Em Mauá, uma paciente procurou a Santa Casa de Mauá nesta quarta-feira (25/2) com sintomas de gripe. Segundo o Hospital, a paciente retornou de viagem à Itália há 14 dias e não demonstra outros sinais do vírus, como dificuldades respiratórias, mas o Hospital seguiu o protocolo determinado pelo Estado e fez os exames para detectar o coronavírus. "Pelo tempo que ela voltou, entendemos que não há motivo para temer o coronavírus, até porque ela está sem sintomas como febre e desconforto respiratório. Mas ela mesma explicou que esteve na Itália e estava com medo. Seguimos o protocolo", explicou o superintendente da Santa Casa, Harry Walendy. Ele destaca que o Hospital ainda não recebeu o retorno dos exames.
Outros casos no ABC também foram descartados, sendo um em Ribeirão Pires e outro em São Bernardo do Campo. Um novo caso, em São Caetano, entrou na lista de monitoramento.
Desde quarta, o número de casos suspeitos havia subido de 11 para 85 no Estado de SP. Segundo o Estado, foram descartados laboratorialmente 15 suspeitos notificados até ontem (27). Outros 22 foram excluídos porque não preenchiam critério da Organização Mundial de Saúde, ou seja: não tinham febre ou não houve registro de viagem a locais de transmissão da doença. caminho para que seja solicitada contraprova do Adolf Lutz é comunicar a Vigilância Sanitária da cidade, que entra em contato com o Estado, para monitorar também a suspeita.
O Brasil teve nessa semana o primeiro caso confirmado de coronavírus no país. Um homem de 61 anos, que tinha acabado de voltar da Itália, testou positivo para o covid-19.
Ele viajou para a região de Lombardia, ao norte do país europeu. Além dele, outras 30 pessoas com quem teve contato durante um almoço familiar estão sendo monitoradas. O homem está em isolamento domiciliar.