Paula Cabrera
Mais dois casos de coronavírus foram registrados no ABC, um em Mauá e um em Santo André. Com isso, a epidemia do vírus já atinge quatro cidades da região e chega aos cinco casos.
Com a situação, as aulas estão susoensas em todas as cidades da região a partir da próxima segunda. Nesta semana, o envio das crianças já é facultativo e as escolas estão abertas para receber as crianças enquanto as mães acertam onde deixá-las. As aulas, em Mauá, entrarão em recesso até o dia 4 de abril, quando devem ser anunciadas novas medidas.
A Câmara de Mauá e a de Santo André também deve ter sessões apenas transmitidas online sem permissão de participação popular neste período.
Conforme adiantado pelo JNC, Atila confirmou ainda o afastamento de servidores acima de 60 anos, portadores de doenças imunossupressoras e gestantes. O prefeito diz que o sexto andar do Nardini será todo preparado para atender possível demanda do coronavírus.
Plano do Estado
O governador João Doria (PSDB) confirmou nesta segunda a restrição atendimentos nos 72 postos do Poupatempo, nos 58 restaurantes da Bom Prato e nos postos do Detran.
Em reunião realizada na noite deste domingo (15), o Governador João Doria anunciou ainda o fechamento de teatros de cinemas nesse momento de contenção do vírus.
Além disso, ficou definido que a partir do dia 17 de março, todos os funcionários públicos estaduais com mais de 60 anos, excetuando os que trabalham nas áreas de segurança pública e saúde, deverão trabalhar de casa.
A outra medida é o fechamento, também a partir do dia 17 de março, de museus, bibliotecas, teatros e centros culturais do Estado de São Paulo por até 30 dias.
Também foi recomendado para o setor privado de entretenimento (teatros, cinemas, casas de espetáculo e etc) que mantenham os estabelecimentos fechados por até 30 dias.
Por fim, foi definido que todos os 153 Centros de Convivência do Idoso ficarão fechados por 60 dias. São Paulo possui 112 casos confirmados, sendo 108 na capital.