Taxa de ocupação caiu para 83% nesta segunda, mas segue preocupando governo

Paula Cabrera

A entrega de dez leitos para UTI Covid no Hospital Nardini deu fôlego ao enfrentamento do vírus na cidade neste início de semana. A ocupação de leitos está em 83% nesta segunda-feira (25/1). O número de novos casos confirmados bateu 138 nos últimos três dias, com 9 óbitos no mesmo período. Apesar de conseguir baixar a ocupação, o sinal de alerta segue ligado no governo petista. Na última semana, a cidade passou de 75% para 100% de ocupação em apenas 36h.
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), entregou os dez novos leitos de UTI no Hospital Nardini na noite de sábado (24/1). Segundo o chefe do Executivo, ele visitou o local assim que a entrega de equipamentos ficou pronta.
"Salvar vidas é prioridade em nossa gestão. Na noite deste sábado, 23 de janeiro, entregamos os 10 novos leitos de UTI para tratamento da Covid no Hospital Nardini. Estive no local assim que a nova ala ficou pronta, quase às 23h, para verificar o resultado da reforma realizada para essa ampliação de 50% na capacidade de atendimento de nosso hospital. Optamos por não fazer inauguração oficial para poder iniciar o quanto antes as transferências dos doentes que aguardam vaga. Quero parabenizar o empenho da secretária de Saúde Célia Bortoletto e de toda a equipe de trabalho por terem conseguido antecipar o funcionamento destes leitos, já que a previsão era início da semana. A saúde não pode esperar. Juntos, vamos vencer a Covid", disse em suas mídias sociais.
A corrida para instalar os novos leitos - e aumentar os escassos 20 deixados pela administração anterior- começou a cerca de duas semanas, mas tomou proporção ainda maior ao ver as internações passarem de 75% de ocupação para 100% em apenas 36 horas. Sem novos leitos, a cidade pediu ajuda para transferir pacientes, via CROSS (Central de Regulação de Oferta do Serviço de Saúde), para outras cidades do ABC, particularmente São Bernardo e Santo André. Vale lembrar que o JNC divulgou duas mortes por falta de UTI no Nardini - e dificuldades de outras três famílias na liberação de  vagas- durante a gestão de Atila Jacomussi (PSB), que sempre negou a situação.
Na quinta (21/1), Marcelo conquistou R$ 1,4 milhão em verbas estaduais para a instalação das dez vagas. Marcelo foi atendido pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, e conquistou a liberação dos recursos para suprir e equipar a ala do Hospital Municipal pelos próximos 90 dias.
"Mais um importante passo na luta contra a Covid em Mauá. Conseguimos a liberação de verba do governo estadual para ampliar em 50% a quantidade de leitos no Hospital Nardini para atendimento a casos graves da doença. A confirmação veio em reunião realizada no fim da tarde desta quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes. Quero agradecer o pronto atendimento do governo estadual e, em especial, ao secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi", disse o prefeito nas mídias sociais.
A expectativa era de entregar as camas e equipamentos no início da próxima semana, mas Marcelo diz que as equipes de Saúde correram para terminar o trabalho o quanto antes. Há ainda a promessa de auxílio, caso seja necessário  para abertura de um novo Hospital de Campanha.  "O repasse estadual será de R$ 1,4 milhão para garantir 10 leitos, por 90 dias. A nova ala de UTI estará pronta a partir do início da próxima semana. Além disso, também conversamos com governo sobre a possibilidade da ajuda financeira do Estado na construção do hospital de campanha em Mauá", afirmou Marcelo.