
Um empresário foi preso pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (11) em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, acusado de ser um dos operadores de um esquema interestadual de roubos, furtos e revenda de SUVs e picapes de luxo. Durante a ação, três veículos avaliados em aproximadamente R$ 1 milhão foram recuperados.
De acordo com a polícia, o empresário era proprietário de uma transportadora que receptava carros roubados e repassava os veículos para diversas cidades do Brasil, utilizando caminhões-cegonha – carretas especializadas no transporte de veículos automotores. Os veículos recuperados na operação de hoje foram roubados no Estado do Rio de Janeiro e seriam enviados ao Paraná.
A investigação, conduzida por equipes da 1ª Delegacia de Investigações sobre Roubo e Furto de Veículos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), teve início após a localização de duas Toyotas Hilux com queixa de roubo no pátio da empresa, situada na interligação Imigrantes/Anchieta, no bairro Batistini, em São Bernardo do Campo.
Em um segundo momento da investigação, ao monitorarem as atividades da empresa na manhã de hoje, os policiais desconfiaram do embarque de três veículos da marca Jeep: dois Compass e um Commander. A equipe interceptou o caminhão-cegonha e verificou a situação ilegal dos carros, além de constatar que a empresa funcionava informalmente.
O empresário, dono da transportadora, responderá por receptação qualificada. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema e a possível extensão das atividades criminosas para outras regiões do país.