
O secretário de saúde de Ribeirão Pires, Clovis Volpi, usou as mídias sociais para fazer um desabafo sobre as criticas que a oposição da cidade tem feito na condução da UPA de Ribeirão Pires. A cidade, que tem a melhor Saúde do ABC – Melhor desempenho no Previne Brasil, programa do Governo Federal que garante financiamento para a Atenção Primária. (Indicadores como gestantes que fazem pré-natal, cobertura vacinal de crianças de até um ano, entre outros), estaria enfrentando um momento com maior procura de atendimentos, o que estaria tornando o tempo de espera maior. “Olá! Hoje é terça feira, perto das 08h15 da manhã e eu acabo de receber aqui na Secretaria de Saúde o relatório dos nossos atendimentos na UPA de ontem. E eu confesso, vou começar a fazer isso praticamente todos os dias. Meus amigos, nós atendemos ontem 915 pessoas na nossa UPA. Destas pessoas, apenas 614 eram de Ribeirão Pires, 139 de Mauá, 90 de Suzano, 55 de Rio Grande da Serra e dez de Santo André. Outras quantidades menores de outras cidades, até de Campinas, Guaianases, enfim, a UPA é um sistema de saúde aberto. Nós não podemos negar em hipótese nenhuma o atendimento. Está demorando um pouco? Claro que está demorando um pouco, mas pega qualquer hospital público, qualquer hospital particular e vocês vão ver que é muito pior do que o tempo de espera do que está sendo na UPA”, avaliou.
Volpi ainda justificou que a UPA foi pensada para fazer 350 atendimentos diários e, mesmo assim, tem recebido todos que procuram seus serviços.
“Esta UPA foi feita pra atender apenas 350 pessoas, mas infelizmente neste momento de crise nós estamos atendendo todo mundo. Temos que atender todos aqueles que aqui vêm pra receber atendimento médico”, afirmou.
Nesta terça-feira, o Consorcio Intermunicipal confirmou que solicitou ao governo do Estado apoio para aumentar os leitos em hospitais públicos da região. O aumento dos casos de dengue e de síndromes gripais tem abarrotado os pronto atendimentos das sete cidades. “Que Deus nos ajude aqui a recompor a saúde da região toda. Nardini lotado, Mário Covas lotado, serraria lotado, enfim, é um momento duro, mas nós estamos resolvendo. E quero agradecer aos médicos. Obrigado senhores médicos que fazem esse atendimento. Obrigado aos enfermeiros, obrigado aos técnicos, ao laboratorista, obrigado aos atendentes da portaria que estão sofrendo. Muito obrigado por tudo que vocês têm feito por nós”, finalizou Volpi.