
A Prefeitura de São Bernardo efetuou mais uma ação para expandir sua plataforma de Segurança Urbana e combate à criminalidade. O prefeito Orlando Morando assinou convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública para a implantação do Sistema Detecta e deu início à implantação do 1º Centro de Operações Integradas - COI, do Estado de São Paulo, na região central da cidade. A solenidade contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do secretário estadual de Segurança Pública, o general João Camilo Pires de Campos, da deputada estadual Carla Morando, do secretário municipal de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto dos Santos e demais autoridades.
Com a assinatura do convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, São Bernardo acaba de se integrar ao Sistema Detecta, o maior big data de informações policiais da América Latina. Implantado pelo Governo do Estado em 2014, o Detecta integra bancos de dados das polícias e imagens de câmeras de diversos órgãos que podem ser acessados por todas as unidades policiais do Estado, melhorando a atuação das polícias civil e militar.
Por meio do sistema, os policiais têm acesso aos dados do Registro Digital de Ocorrência (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar, Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran - Departamento Estadual de Trânsito.
“As câmeras do Detecta não multam. O Detecta foi desenvolvido para proteger as pessoas. Por essa razão este programa está alocado na Secretaria de Segurança Pública. É fundamental o emprego de tecnologia e a integração das operações entre as diferentes forças para combater o crime”, afirma Morando.
Em São Bernardo foram instaladas 117 câmeras, monitorando 238 faixas em toda a malha viária do município. O convênio ainda prevê a implantação de mais 20 equipamentos que monitorará 41 faixas. Atualmente o Detecta conta com 6.401 leitores de placas em pelo menos 2.850 pontos de todo o Estado de São Paulo. Ao todo, 76 municípios contam com o acesso ao sistema.
Desde sua implantação até o início de abril deste ano, o Detecta contribuiu com a prisão de 12,9 mil pessoas, interceptação de 8,1 mil veículos e apreensão de 578 armas de fogo.