Alta é de quase 50% na região; mortes passam de doze para 19

Paula Cabrera

Os casos de coronavírus no ABC chegaram a 257 nesta segunda (6/4). Em apenas três dias, as confirmações de diagnóstico tiveram alta de 49%. O número de mortes também aumentou. São 19 no total, sendo que Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema já confirmaram óbitos pelo covid-19.
A mudança rápida no número de casos acontece porque o Governo do Estado autorizou que os diagnósticos confirmados por Hospitais Particulares sejam incluídos como Covid-19. Antes, era necessário contraprova do sistema Adolfo Lutz, que tem levado de dez a 15 dias para realizar exames. Agora apenas diagnósticos feitos na rede municipal devem ser enviados ao instituto, que também contará com o auxílio do Instituto Butantã na realização dos testes.
Diadema foi a cidade com a maior alta nos números oficiais. A cidade pulou de quatro para 30 confirmações entre sexta e esta segunda. Há ainda uma morte confirmada e oito em investigação. O município diz ainda que há 390 casos suspeitos, o que inclui 41 pessoas internadas e 65 profissionais de Saúde.
Santo André tem hoje 74 casos, na sexta eram 52, ou seja, há 22 novos diagnósticos. Há ainda três mortes confirmadas, uma a mais do que no balanço de sexta e outras 23 aguardando confirmação. Segundo a administração municipal, há 57 internações, 21 delas em UTI
São Bernardo também enfrenta um crescimento agudo nos quadros de coronavírus. De sexta para hoje, os casos pularam de 51 para 72, sendo 21 a mais em apenas três dias. Os óbitos confirmados também aumentaram de sete para 12. Há ainda 1.256 notificações. Nesta segunda, o prefeito da cidade, Orlando Morando (PSDB) saiu do hospital, onde permaneceu por oito dias, sete deles na UTI, enfrentando a doença. Agora, ele e sua esposa, a deputada estadual Carla Morando, estão em isolamento domiciliar.
São Caetano confirmou 12 novos diagnósticos, sendo agora 49 positivos. As internações de casos suspeitos, no entanto, caíram de 40 para 33, sendo 23 em hospitais da rede pública e dez na rede particular. A cidade também confirmou um novo óbito, somando agora três mortes e outras nove aguardando comprovação.
Mauá tem 19 casos, um a mais do que o divulgado na sexta. Há ainda 557 exames aguardando comprovação. A cidade não informa mortes em investigação.
Rio Grande da Serra tem seis casos, dois a mais do que divulgado na sexta e outros 16 em investigação.
Em Ribeirão Pires são sete casos, um a mais do que o registrado na sexta e dois óbitos suspeitos na UPA Santa Luzia.
registros de Covid-19 em todas as cidades da região.
No Estado também registra 4.861 casos confirmados, 860 além do divulgado sexta. São ainda 304 mortes confirmadas.