
Experiência da Educação de Jovens e Adultos (destaca práticas mauaenses em evento no Consórcio
As práticas pedagógicas e depoimentos pessoais de alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Mauá, foram apresentados como experiência exitosa no evento ‘Observatório de Políticas Públicas: Diálogos entre o Poder Público Local’, realizado no Consórcio Intermunicipal Grande ABC. A atividade integra atividades do curso de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC). O encontro marcou o encerramento de mais um ciclo de atividades do Observatório e teve como objetivo discutir políticas públicas e promover o diálogo entre diferentes setores da sociedade, gestores públicos e comunidade acadêmica.
Para o secretário de Educação, Gilmar Silvério, “a Prefeitura de Mauá está empenhada em combater o analfabetismo e garantir o direito à cidadania, conquistado a partir da capacidade de assinar o próprio nome nos documentos pessoais e dominar as habilidades da leitura e escrita, abrindo os caminhos para o universo do conhecimento. É um compromisso sem trégua!” Além de incentivar a EJA, o município aderiu ao programa federal Brasil Alfabetizado, como forma de garantir o acesso ao letramento. Mauá tem 11 mil analfabetos.
Para a professora da EJA Mauá e doutora em Educação pela PUC-SP, Izaura Naomi Yoshioka, “essa experiência de integração enriquece o processo de formação humanizada dos estudantes e promove uma escuta qualificada das temáticas Os estudantes da UFABC foram a Mauá conhecer pessoalmente todo o trabalho desenvolvido com alunos acima de 15 anos que resolveram continuar os estudos. Conheceram o porquê do desejo de voltarem a estudar, quais os conteúdos e planos de aulas desenvolvidos, aspectos pedagógicos, humanos e logísticos, foram informados sobre o percurso histórico e formativo dos profissionais. “Nosso objetivo foi situá-los sobre a concepção de Educação Popular, fundamentada em um currículo emancipador, que parte do universo em que vivem no seu dia a dia”, destacou Izaura.
“Depois que eu voltei a estudar, me sinto mais completa exatamente porque você sabendo ler e escrever é algo que ninguém tira de você. A sabedoria é tudo a leitura é uma expressão completa na nossa vida", afirmou Âncora Gisela de Oliveira Diamantina, aluna da EJA de Mauá. Depoimentos como da Gisela foram recorrentes e impactaram os universitários. A coordenadora da EJA, Lourdes Neta Pereira Borges, reforça a importância do movimento coletivo da EJA para a transformação social. “Estamos convencidos de que a EJA é um movimento que promove mudanças na qualidade de vida dos nossos munícipes. O resultado desse encontro nos traz alegria e esperança. Compartilhar nossas vivências e experiências nesta modalidade nos fortalece e nos inspira a refletir sobre novas possibilidades para enriquecer nossas práticas pedagógicas”, afirmou Lourdes.