Da Redação

O ex-prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi, é um dos nomes fortes ao pleito deste ano. Não só pela grande aceitação popular, mas também, pelos bons resultados obtidos quando o Município estava sob sua administração.
A educação é um dos exemplos de sucesso. Ao chegar à prefeitura, Clovis realizou um estudo junto à sua equipe e notou um déficit de vagas nas creches e escolas municipais, por isso, investiu nessa área.
Aos poucos, novas instituições estruturadas com salas de aula, playground, e cozinha foram ganhando um novo padrão de qualidade em diferentes bairros da cidade. “Notamos a demanda de alunos em bairros afastados do centro e a grande distância que os pais percorriam para levar seu filho à uma escola próxima. Tendo em mãos o estudo prévio, escolhemos estrategicamente os bairros que ganharam uma nova unidade escolar”, explicou Volpi, que também é professor.

Entrega de uniforme escolar com o cantor Toquinho

Ao todo, 11 escolas foram construídas nos bairros: Vila Rica, Barro Branco, Santa Luzia, Ouro Fino, Jardim Caçula, Iramaia, Serrano, Guanabara, Esperança, Aymoré e Vila Suíssa. Além das novas instituições, as unidades Engenheiro Carlos Rohm, Profº Alberto Fusari e Sebastião Vayego de Carvalho,foram reformadas e ampliadas, o que garantiu mais vagas na Rede Municipal. Já a escola Maria Bernadete, passou a atender os alunos em um novo prédio. A chegada do ensino profissionalizante, através da ETEC, também foi uma das conquistas.

Com estrutura física adequada, o resultado dentro de sala de aula não demorou muito a aparecer. Ainda no primeiro mandato de Clovis, Ribeirão Pires alcançou o primeiro lugar em qualidade da educação básica do Grande ABC, ficando até mesmo à frente da cidade de São Caetano do Sul. “Como professor, me senti realizado por nossa gestão ter construído escolas e elevado a nota do IDEB de Ribeirão Pires”, disse Volpi.
As parcerias firmadas foi outro ponto positivo. A chegada do Instituto Ayrton Senna à Rede Municipal de ensino resultou em mais de 95% de alunos alfabetizados já na primeira série. Já os professores, participavam de cursos de formação e de atualização, assim, levavam as novidades e mantinham os alunos motivados.

Com o passado de muitos êxitos, Clovis também se preocupa com o futuro. “Atualmente, temos uma demanda diferente do que quando estava no governo. Tenho conversado com pessoas capacitadas, principalmente na área da Educação, e é preciso muito trabalho para nossa cidade retomar a posição de melhor do grande ABC e ser uma referência do País”, concluiu.