
Paula Cabrera
O ABC deve reabrir shoppings e comercio de rua, concessionárias, escritórios e imobiliárias a partir da próxima segunda ( 15/6). A decisão de flexibilizar o isolamento social foi anunciando pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nesta quarta (11/6). A partir da próxima semana a regiao entra na fase laranja de flexibilização no Plano São Paulo, que permite a retomada gradual do comércio com horário reduzido e apenas 20% da capacidade de lotação máxima do espaço.
Apesar da liberação no entanto, as cidades ainda devem preparar planos de reabertura gradual. O prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (Cidadania), por exemplo, anunciou que conversará com os comerciantes antes da retomada. Em Mauá, o Mauá Plaza Shopping confirmou que ainda não tem data de reabertura e que ainda conversaria com lojistas sobre a logística da decisão.
Além do Grande ABC, os demais municípios da região Metropolitana, os municípios da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, também foram classificados para a fase de controle e poderão iniciar a retomada das atividades econômicas. Segundo o secretario de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, 26% da população no estado, cerca de 11,4 milhões de pessoas, serão alcançadas.
Vale ressaltar que apesar da flexibilização, um novo período de quarentena foi anunciado até 28 de junho em todo o estado. O principal critério para mudança nas regras da quarentena é a ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que devem ficar abaixo de 80%. Segundo relatório do Consórcio intermunicipal do ABC, com a implantação de 25 novos leitos de UTI na região, anunciados em parceria com o Estado, os sete municípios conseguem permitir uma utilização na casa dos 70%.
Se os índices de ocupação de leitos hospitalares voltarem a subir, as regras podem ser endurecidas novamente. O estudo é semanal, segundo o governo do Estado. O ABC tem hoje 10.378 casos confirmados da doença e 775 mortes segundo dados do Consórcio. Foram 305 novos casos apenas na última terça-feira (9/6).