Ex-prefeito tem aprovação da executiva estadual e nacional e deverá ser um dos únicos a ser apresentado em evento da legenda

Paula Cabrera

O ex-prefeito de Mauá, Donisete Braga, confirmou na última quinta-feira (12/3) que deverá ser o pré-candidato do PDT à Prefeitura de Mauá. O anúncio foi feito pelo presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, durante encontro estadual da legenda que contou também com a participação de Ciro Gomes. Lupi afirmou estar animado com a chegada de Donisete aos quadros do partido e confirmou que o ex-prefeito tem o apoio de toda a legenda na disputa.

Ciro Gomes e Carlos Lupi, presidente nacional do PDT comemoraram filiação do ex-prefeito

"Estou feliz de contar com você, Donisete. Você é um homem que luta pelo que acredita, que já foi prefeito, que conhece os caminhos" afirmou Lupi, afirmando que Donisete é o mais preparado para assumir Mauá. "Como prefeito, você já conhece os traumas e cada ponto necessário para ser alterado na cidade. Mauá merece uma nova chance, com alguém que tenha experiência e você é esse nome", elogiou Lupi.

Animado com a possibilidade de disputa, Donisete pontua que muitos dos projetos entregues pelo atual prefeito foram conquistas de sua administração. "Reformamos 16 UBSs e conquistamos verbas para a reforma do PS (Pronto Socorro do Nardini), deixamos o atual FIEC - Fábrica Integrada de Educação e Cultura - no Parque das Américas, com previsão de inauguração em julho de 2017, as creches do Parque das Américas, do Campo Verde e do Araguaia, além de projetos de moradia popular, como o condomínio Altos de Mauá, no Jardim Feital, que fizemos tudo, mas uma questão burocrática atrasou alvarás e foi entregue pela atual gestão. Governamos pensando na população, com um governo sério e preocupado com o equilíbrio econômico financeiro de Mauá", afirmou ele.

Conhecido nos bastidores por sua boa relação com diferentes partidos, Donisete conhece bem a importância de manter um bom diálogo com lideranças, partidos e principalmente com a população. "Durante o mandato de prefeito, sempre que podia pegava o transporte público bem cedinho, para ver como estava e conversar com esse pai de família que depende disso diariamente", diz ele, que aponta que seu governo foi fundamental para tirar o contrato dos ônibus municipais do regime de urgência. Foi no governo de Donisete que aconteceu a licitação pública para o transporte público de Mauá. "Se hoje a frota e Mauá é uma das mais novas do país, aconteceu porque eu tive a coragem de elaborar um edital e fazer a concorrência pública. Mesmo assim fui atacado. Tenho a consciência tranquila de ter feito o melhor pela população", afirma.

Com visão como poucos prefeitos ainda tinham sobre as PPP - Parceria Público Privada, Donisete saiu na frente na região do ABC ao entregar a iluminação pública e votar a permissão para a entrega do serviço de água em Mauá. "Faço políticas públicas com responsabilidade. Para muitos, a canalização do esgoto, feita por baixo do asfalto, não garante voto, mas eu sei que é uma questão de saúde pública. Por isso entregamos a Estação de Tratamento de Esgoto em Mauá e confirmamos a PPP da iluminação pública e da água. Também entregamos algumas áreas públicas ao capital privado em troca de contrapartidas, como o CEU das Artes do Parque das Américas (hoje FIEC) e o Parque da Juventude, no Paço", conta ele, que também destaca a chegada do Poupatempo na região durante seu mandato.

O ex-prefeito pontua a entrega da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto como um dos grandes marcos de seu governo. Neste ano, as ações da estação garantiram que Mauá entrasse no ranking das cidades com melhor tratamento de esgoto. "Isso é importante porque é algo que ninguém vê, mas que impacta diretamente na vida das pessoas, principalmente nas que utilizam os serviços públicos de Saúde. Tratar esgoto é melhorar as condições básicas de cuidado e higiene da população. É questão de saúde pública", diz.

Donisete não poupa também críticas a atual administração de Atila, que segundo ele, não conquistou nada efetivo no período em que esteve à frente da Prefeitura. "Temos um caos na distribuição de água, um caos na saúde de Mauá, com possibilidade de não estarmos preparados pro coronavírus. Enquanto prefeito, é preciso fazer mais, e Atila não demonstra essa preocupação e essa disposição em resolver os problemas da cidade", diz.