Novo prefeito assumirá seu quarto mandato na cidade

Paula Cabrera com agências

O ex-prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT) venceu as eleições neste domingo e voltará ao Paço diademense para seu quarto mandato a partir de 1 de janeiro. A vitória foi apertada. Filippi teve apenas 6 mil votos a mais do que seu adversário Taka Yamauchi (PSD). O petista registrou 51,32% dos votos (106.693), enquanto o pesedista teve 48,67% (101.145).

Esse será o quarto mandato de Filippi na cidade e ele tem afirmado que a experiência o ajudará na administração da cidade, hoje sob o comando de Lauro Michels (PV).

Filippi iniciou a carreira na política como secretário de Obras do então prefeito José Augusto da Silva Ramos (1989 a 1992). Foi eleito prefeito para o mandato de 1993 a 1996. Em 2001, retornou para mais uma gestão concluída em 2008.

Filippi conseguiu eleger o sucessor, Mário Reali (PT), que não conseguiu a reeleição ao ser derrotado nas urnas por Lauro Michles, em 2012, que ficou oito anos no comando da Prefeitura.

O ex-prefeito também já foi deputado federal e ainda atuou como  tesoureiro em duas  campanhas presidenciais: a de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, ambos do PT.

Outra função exercida por Filippi foi a de secretário da Saúde da prefeitura de São Paulo na gestão de Fernando Hadadd (PT).