Município espera imunizar 14.541 pessoas contra a Covid-19; estudos mostram que faixa etária apresenta queda na proteção contra o vírus

Da Redação

Diadema vai antecipar para segunda-feira (21) a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 para idosos acima dos 60 anos. Esse público pode procurar qualquer uma das 19 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), sem a necessidade de agendamento, e garantir o aumento da resposta do sistema imunológico ao vírus.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (18), para avançar a campanha de imunização da população de Diadema há uma população que, cientificamente, apresenta redução nos índices de proteção conforme o tempo. Diadema segue as orientações do Estado e possui doses para aplicação da vacina a esse público.

Os idosos podem comparecer a uma das 19 UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. As Unidades Centro, Serraria, Paineiras e Promissão possuem horário estendido até as 18h. A UBS Piraporinha está em reforma e quem está referenciado nesta unidade deve procurar a UBS Nova Conquista para receber a vacina. A estimativa da Secretaria da Saúde é vacinar 14.541 pessoas entre 60 e 79 anos.

“Há vários estudos que mostram que a partir de 60 anos a reação imunológica é mais lenta e essa população é mais vulnerável. Ainda temos idosos morrendo e se hospitalizando. Vamos adiantar cronograma do Estado pensando em garantir a proteção dos nossos idosos, que têm imunidade mais baixa”, disse Ferla Cirino, coordenadora do Programa Municipal de Imunização.

A cidade, na quarta-feira (16), já tinha iniciado a vacinação em idosos com mais de 80 anos. A meta é aplicar doses em 4.644 idosos nessa faixa etária e que receberam a terceira dose até novembro de 2021, ou seja, há quatro meses. Pessoas imunossuprimidas também devem receber a quarta dose (D4).

Para receber a segunda dose adicional, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF e Carteiras de Vacinação (comprovantes na cor azul).

Confira a lista de endereços das UBSs em //www.diadema.sp.gov.br/saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.