Paula Cabrera

O DEM de Mauá definiu o médico hematologista Tchello Pierro como o cabeça de chapa da sigla na cidade para concorrer à Prefeitura de Mauá. No entanto, o partido ainda costura, nos bastidores, uma dobrada com outra sigla para aumentar o poder de fogo e conquistar mais votos para a legenda.

Presidente do DEM em Mauá, o vereador Manoel Lopes faz mistério sobre as negociações e diz que nenhuma dobrada é impossível. "Há portas mais estreitas, mas temos um bom relacionamento com todas as siglas e qualquer dobrada pode acontecer, assim como também podemos optar pela chapa pura", diz ele.

Apesar da informação, a aproximação com o PTB, encabeçado pelo ex-deputado Wagner Rubinelli, tem sido bastante divulgada, inclusive em fotos publicadas nas redes sociais com nomes de peso das duas siglas na codade.

Há ainda informações sobre uma aproximação do prefeito Atila Jacomussi (PSB) com o DEM Estadual. Nos bastidores, no entanto, é certa a dobrada entre Atila e Neycar (SD). Já o PSD, do Juiz João Verissimo está bem encaminhado com o Podemos, que deve indicar o vice. O PDT, de Donisete Braga, também tem boa relação com a família Lopes, mas namorou a mulher de Manoel, a ex-secretária Angela Lopes, para ser uma possível vice numa chapa majoritária, o que não teria minguado com a chegada de Donisete. A decisão final do partido só deve ser oficializada em abril.

Recentemente o DEM engrossou suas fileiras, trazendo o ex-secretário de Saúde de Mauá, Tchello e e ex-titular de Relações Institucionais da cidade, e Coronel Paulo Barthasar. Com o fim das coligações proporcionais para eleição legislativa, o grupo que acompanha o parlamentar teve de mudar de estratégia e pensar em uma campanha majoritária.

Segundo Geninho, o DEM fechou chapa com 25 homens e 14 mulheres para o Legislativo de Mauá. “Queremos emplacar três vereadores”, sintetizou. “Mauá por muitos anos foi administrada pelo PT e pela família Damo. Percebemos clima de renovação, de mudança, de necessidade de colocar a cidade em patamar diferente da qual ela se encontra.”