
Paula Cabrera
As contas de água devem vir mais baratas em Mauá a partir deste mês. Em uma live feita em seu perfil no Facebook, o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), confirmou que as novas tarifas de cobrança de esgoto e lixo devem vir nas faturas deste mês. Com as novas regras, os contribuintes das faixas residências e comerciais passarão a ter descontos em até 20% na cobrança de esgoto e 10% na taxa do lixo.
As contas com vencimentos em março consideram os consumos de água de janeiro, quando as normas entraram em vigor, com impressão em fevereiro. Antes, o esgoto tinha percentual médio de 20% a mais sobre a água, valores equiparados a partir da redução assinalada pelo prefeito.
“Mauá era a única cidade a cobrar esgoto mais caro que a água, um absurdo que corrigimos", disse.
A demora na correção das tarifas acontece por conta de divergências entre a administração de Atila e a BRK Ambiental empresa que tem a concessão do serviço de esgoto na cidade. Atila assinou em dezembro o decreto que diminuia em até 20% a tarifa, no entanto, a decisão foi contestada judicialmente pela BRK, que chegou a conquistar o direito de reajustar as tarifas em 8%, mas a Prefeitura recorreu e conseguiu manter a queda nas tarifas em um agravo no TJ (Tribunal de Justiça de SP). BRK e prefeitura aguardam decisão final que será dada em um processo que questiona a constitucionalidade do decreto de Atila. BRK argumenta que a decisão foi unilateral e prejudica o equilíbrio econômico financeiro da empresa.
Segundo o prefeito, as cobranças antes vigentes prejudicavam principalmente a população mais carente, por essa razão assinou o decreto. “Antes, se um morador pagasse R$ 100 de água, teria de tirar do seu bolso mais R$ 120 pelo esgoto”, disse.