
Decisão anterior paralisava serviço a partir do dia 29; circulação agora será de 50% em horário de pico
Paula Cabrera
Em reunião extraordinária feita na manhã desta terça-feira (24/3), o Consórcio Intermunicipal do ABC decidiu voltar atrás na decisão de paralisar o transporte público nas sete cidades da região. Em nota publicada nas mídias sociais nesta manhã, foi informado que os sete prefeitos, em reunião feita com o secretário de Transportes do Estado, Alexandre Baldly e com o secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, decidiram realinhar a decisão e apenas reduzir a circulação de ônibus municipais nas sete cidades do ABC.
Segundo a nota, a circulação será de 50% da frota, nos horários de pico, e 30% nos demais horários. Já nos fins de semana, a circulação será de 30% nos horários de pico e 15 % nos demais horários.
Todos os prefeitos participaram do encontro e concordaram com a medida. Segundo a nota a decisão tem como objetivo "minimizar danos à população e preservar vidas no Grande ABC".
São 1.300 ônibus municipais nas sete cidades que transportam diariamente pouco mais de um milhão de pessoas por dia.
No ABC, há 432 mil idosos e o objetivo é evitar principalmente o deslocamento deste público. Cidades como Santo André, por exemplo, já anunciaram a anulação da gratuidade nos ônibus municipais durante o estado de emergência.
As prefeituras vão fretar ônibus e vans particulares para transportar profissionais de serviços essenciais.