Vereador e dirigente da Federação Paulista leva, anualmente, atletas ao Canadá

Paula Cabrera

Chico do Judô recebeu uma homenagem e um prêmio pelo trabalho que faz na Federação Paulista de Judô. Com o apoio de Chico, desde 2005 um número expressivo de judocas paulistas vai a Montreal, a maior cidade da província de Québec, no Canadá para fazer um intercâmbio com atletas que treinam no local.
A iniciativa partiu Chico quando ainda era presidente da Federação Paulista de Judô. Na época, ciente da força e do prestígio do trabalho desenvolvido pelo professor paulista Sérgio Pessoa no Canadá, decidiu iniciar o intercâmbio entre os atletas.

“Na verdade, há décadas o Serginho e eu somos grandes amigos, e soubemos que ele estava galgando cargos importantes no comando da área técnica da seleção canadense de judô. Inicialmente viemos ao Canadá para conhecer o trabalho que ele estava desenvolvendo – e para prestigiá-lo, é claro”, explicou Chico.

Para premiar o esforço e o pioneirismo de Chico o Judo Québec, entidade máxima do judô na província, entregou placa comemorativa dos 15 anos de história que o judô de São Paulo a Québec construíram.
A homenagem ocorreu durante a cerimônia de abertura do Québec Open 2019. A placa foi entregue por Patrick Kearney, presidente do Judo Québec, com o apoio de Jean-François Marceau, diretor geral da entidade.

Sérgio Pessoa, o judoca paulista que há mais de duas décadas está radicado em Montreal, comentou a homenagem feita ao dirigente paulista e reiterou a amizade com judoca mauaense. “A homenagem feita por nossos dirigentes coroa a determinação e o afinco do professor Chico, que não mede esforços para trazer uma equipe quase todos os anos ao Canadá”, disse sensei Pessoa.