
Equipamento estará na cidade até 30 de novembro para atender quase 500 mulheres
Paula Cabrera
A Carreta Mulheres de Peito está na cidade até o dia 30 deste mês para realizar exames de mamografia para pacientes que aguardavam o exame pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A expectativa é a de que quase 500 mulheres passem pela carreta para fazer os diagnósticos por imagem. Segundo o Governo do Estado, responsável pelo equipamento, mais de 2.000 mulheres estão na fila pelo exame em Mauá.
Responsável por trazer o equipamento para a cidade, a deputada estadual Carla Morando (PSDB) visitou a carreta na manhã desta terça-feira (19/11) e conversou com quem aguardava pelo exame. "É muito gratificante participar de um projeto como esse. Sabemos que a demanda é grande e trabalhamos junto à Prefeitura para atender melhor a população", disse ela, que lembrou que atualmente oito carretas rodam o Estado, quatro novas, colocadas na gestão do governador João Doria. "No último dia a carreta chama de volta apenas pacientes que tiveram alguma anomalia detectada, para colher novos exames e encaminhar oara os médicos especialistas", explica ela.
O atendimento é feito por horário de chegada e limitado a 50 senhas por dia. A controladora de acesso, Regina Maria dos Santos Ribeiro, 51 anos, chegou antes das 7h da manhã para garantir o lugar na fila. "Peguei a senha 17. Me ligaram da UBS para buscar a guia e procurar a carreta. Espero desde 2016", conta.
A carreta oferece exames preventivos e gratuitos contra o câncer de mama, na Praça 22 de Novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h. O equipamento fica na cidade até 30 de novembro e atenderá somente quem já estava na fila de espera com a guia médica, sob convocação da UBS (Unidade Básica de Saúde) onde foi realizado o atendimento inicial. O programa oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico para mulheres de 50 a 69 anos.