Parlamentares fizeram testes rápidos no retorno ao Legislativo e foram afastados


Paula Cabrera

Os vereadores, Samuel Enfermeiro (PSB), Adelto Cachorrão (Republicanos), Chiquinho do Zaíra (Avante) e Professor Betinho (PSL) testaram positivo para o covid-19. Segundo os parlamentares, nesta terça-feira (4/8), a Câmara começou testes rápidos para os vereadores e assessores, como uma das estratégias para retorno dos trabalhos presenciais. Dos 21 vereadores, quatro estariam neste momento com o coronavírus. Além dos que testaram hoje, Marcelo Oliveira (PT) está em casa para se recuperar da doença. Com isso, 20% do toral de 2e vereadores da cidade estariam infectados.
Chiquinho do Zaíra afirmou que o resultado foi um susto. "Não estou sentindo nada. Mas deu positivo no teste rápido e fui orientado a voltar pra casa e manter o isolamento", disse Chiquinho. Segundo ele, toda a sua equipe também foi testada após seu resultado e uma outra assessora também testou positivo.
Professor Betinho também confirmou que fez o teste que resultou como positivo para doença. "Fiz três porque os dois primeiros não eram muito visíveis o resultado. O terceiro deu negativo. Mas estou bem", garantiu.
Adelto Cachorrão e sua assessoria não atenderam aos telefonemas da reportagem.
O vereador Melão (Cidadania) que também foi apontado como um dos infectados enviou ao JNC o resultado que aponta que ele não tem o vírus. "Em tempos de fake news, de Pinóquio, a gente combate com a verdade. Estamos bem e trabalhando", disse ele, que confirmou ainda que os funcionários da Câmara serão todos testados.

Vereador Melão mandou resultado de seu exame para a reportagem

Chico do Judô (PSD) e Manoel Lopes (DEM) estão afastados por estarem no grupo de risco. Mas, além dos quatro vereadores, pelo menos dez funcionários também positivaram nos exames realizados na Casa de Leis. Os números, no entanto, devem ser ainda maiores. Pelo menos metade dos servidores farão os testes na quarta-feira (5/8). O secretário de Saúde de Mauá, Luís Carlos Casarin,estece no local para conversar com o presidente do Legislativo, Vanderlei Cavalcante, o Neycar (SD), neste momento, a assessoria de Ney descarta a possibilidade de fechamento do Legislativo.