Obra tem como meta ampliar o serviço de coleta e tratamento de esgoto da cidade

da Redação

A partir de segunda (28/9), a BRK começa um plano de obras para extensão da rede de esgoto do bairro Alto da Boa Vista. A intervenção será realizada em três fases, beneficiando aproximadamente duas mil e quinhentas famílias. A primeira etapa tem início no dia 28 de setembro e término no dia 5 de novembro. Nessa fase, serão implantados cerca de 630 metros de redes de esgoto em trecho localizado na rua Jair Ballo até a Avenida Washington Luiz.
Durante as obras, aAvenida Washington Luiz ficará totalmente interditada entre as Ruas Ricardo Becheli e Octaviano Mantovani do n° 1809 ao 1501. As duas fases seguintes da obra serão executadas no período de 06 a 30 de novembro. “Essa importante obra tem interferência pontual na mobilidade urbana e no trânsito de pessoas. Com o objetivo de prevenir e minimizar ao máximo eventuais impactos no local, a equipe da concessionária estabeleceu ações seguras de trânsito e sinalização adequada para mitigar riscos e evitar acidentes”, explica Bruno Gravatá, gerente de operações da BRK Ambiental em Mauá.
Para tanto, a obra conta com uma equipe de orientação de trânsito local, com placas e faixas demarcadas para passagem de pedestres e veículos. Como comunicação prévia da obra, a equipe da concessionaria informou os responsáveis pelas Corporações e Comandos que operam na cidade, como o Corpo de Bombeiro, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e Polícia Militar, além da administração da UPA Jardim Zaíra, devido à importância das avenidas que terão intervenções como rota de ambulâncias, carros de resgate, bombeiro e polícia.
“Nosso procedimento habitual prevê que os profissionais que atuam nessas áreas precisam ser informados sobre a obra. O objetivo é que profissionais como os socorristas possam programar um melhor trajeto caso precisem chegar aos locais e prestar socorro o mais rápido possível às vítimas”, reforça Bruno.
A Concessionária também investe em tecnologia proporcionando o acompanhamento de suas obras por meio da ferramenta de códigos QR Code, um código de barras 2D, em duas cores, que pode ser lido e interpretado pelos smartphones.
Ao fazer a leitura do código pelo celular a imagem conecta o morador ao site da empresa permitindo acesso a mais informações sobre a intervenção e avanços dos serviços de saneamento.
Com o aumento dos índices de coleta e tratamento de esgoto, a BRK Ambiental prevê melhorias na saúde da população por meio da diminuição de doenças como cólera, disenterias, hepatite infecciosa e inúmeros casos de verminoses. Estas doenças podem ser transmitidas pela disposição inadequada dos esgotos e são responsáveis por elevados índices de mortalidade em países do terceiro mundo. As crianças são suas vítimas mais frequentes, uma vez que a associação dessas doenças à subnutrição é, geralmente, fatal.
Assim, as intervenções para extensão das redes de esgoto demonstram, além do impacto direto na recuperação do rio Tamanduateí pela eliminação do mau cheiro e do contato com o esgoto, a preocupação da concessionária em avançar com os investimentos na universalização dos serviços. O objetivo é garantir saneamento de qualidade com ações de desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida aliada à capacidade de gestão, investimento e tecnologia de ponta na prestação dos serviços de esgoto.