
Paula Cabrera
O vereador Roberto Rivelino Ferraz, o Professor Betinho (PSDC), anunciou que deve ser pré-candidato à Prefeitura de Mauá em 2020. Ele, que está na Câmara desde 2009, quando assumiu seu primeiro mandato como vereador, diz que sente que neste momento, seu trabalho no Legislativo está completo.
"Coloco meu nome aqui, como pré-candidato, na expectativa de que possa confirmá-lo em 2020, com meu partido, o PSDC, ao qual sou filiado há 20 anos", diz ele.
Com as mudanças na legislação eleitoral, o fundo eleitoralpara as campanhas no grande ABC será bem diferente em 2020. E o PSDC deve ser um dos partidos que devem sofrer com isso. "Temos $ 2,4 milhões para serem distribuídos para todo o país. Vamos aguardar decisão da executiva Nacional sobre essa divisão", diz ele, que afirma que espera que o partido possa manter cadeiras na Câmara na próxima legislatura. O vereador Sinvaldo Carteiro deve vir candidato à reeleição. "Mesmo sem estar no grande jogo, vamos fazer uma campanha limpa. Ir de casa em casa. Mostrar a cara, discutir nossas ideias, nossos projetos, tenho certeza que essa honestidade conta muito ao eleitor", afirma.
As mudanças na liberação do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral devem causar mudanças significativas nas campanhas eleitorais do ABC para a próxima eleição.
Com a Lava Jato colocando doações de enpresas no olho do furacão, as doações por empresas foram proibidas pelo STF (Supremo tribunal Federal) em 2016. Os empresários tomaram a frente nas eleições do ano passado, como pessoa física. Mas a mudança naa coligações também deve mudar o panorama pras eleições legislativas.
Para receber o fundo partidário, por exemplo, o partido precisa ter atingido a cláusula de barreira, que nas eleições de 2018, a regra foi a seguinte: atingir 1,5% dos votos válidos em no mínimo 1/3 das unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma delas. Isso, ou ter pelo menos nove deputados eleitos em, no mínimo, 1/3 das unidades da Federação.
Já o fundo eleitoral é dividido 2% igualmente entre todos os partidos; 35% entre os partidos com ao menos um deputado; 48% entre os partidos na proporção do número de deputados e 15% entre os partidos na proporção do número de senadores. "Faremos campanha cara a cara e esperamos ter um bom acesso com a população", conclui Betinho.