As calçadas da Avenida Goiás,  em São Caetano do Sul, deverão passar por reforma para garantir maior acessibilidade e escoamento de água. Segundo a Prefeitura, projeto está em fase final na Secretaria de Obras e Habitação. As cores serão definidas pela população, em votação na internet.
Para participar, basta entrar no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br, acessar o link, selecionar a sua cor preferida (grafite e cor natural, bronze e prata, ou prata azulado e areia) e pronto. A escolha popular vai até o domingo (3) de novembro.
“A implantação das Calçadas Acessíveis e Permeáveis busca melhorar as condições de passeio dos pedestres da Goiás, que é a principal via arterial do município e exerce papel organizador no espaço urbano local e regional. O projeto também estimula deslocamentos ativos, incentiva hábitos mais saudáveis e contribui para a redução das emissões de gases poluentes”, explica o prefeito José Auricchio Jr, que fez os canteiros centrais da avenida em sua primeira gestão (2005-2008).

As diretrizes adotadas no projeto buscam a priorização do pedestre em relação aos veículos automotores, produzindo um ambiente urbano mais sustentável e confortável para os deslocamentos a pé.

“A intervenção prevê a extensão do passeio para instalação de ciclovias permanentes nos bordos da via, substituição do piso existente por pavimentação ecológica drenante, uniformização e extensão das faixas verdes permeáveis nas calçadas, adequações de sinalização para priorização do pedestre, instalação de piso podotátil e padronização de rampas para acessibilidade”, complementa a secretária de Obras e Habitação, Maria de Lourdes da Silva.

A ciclovia a ser instalada na Avenida Goiás faz parte de projeto mais amplo, que é a rede cicloviária municipal, com extensão prevista de 12 km, percorrendo nove bairros. A rede cicloviária tem como objetivos viabilizar a intermodalidade, colaborar para convivência harmônica entre pedestres e ciclistas, estabelecer conexões entre os principais pontos da cidade e garantir a segurança dos ciclistas.