Automação residencial cresce e facilita dia a dia

O engenheiro Francisco Rodrigues Sanches viu na automação imobiliária a chance de mudar de vida. Ele trabalhava com automação industrial na Siemens, gigante do setor de elétrica e sistemas, quando em 2000 foi convidado para criar uma casa inteligente. O sucesso do empreendimento foi o gatilho para sua independência. Com alta procura, Sanches deixou a empresa em 2003 e abriu a My Way, onde hoje é sócio diretor. “Começamos usando material de automação do mercado, mas a quebradeira, a demanda de fiação tornava difícil o negócio deslanchar em empreendimentos já entregues. Foi quando, em 2005, resolvermos criar nossa própria linha de equipamentos”, diz. O sucesso foi absoluto e hoje, a My way tem parceria com Siemens para garantir ao consumidor a entrega de praticidade, tecnologia e designer. Agora, a empresa desenvolve um segunda linha, a Easy way, focando no mercado padrão. “Dentro dessa linha, automatizar um interruptor custa a partir de R$ 250. Entregamos a tecnologia para que o proprietário acenda ou apague as luzes pelo celular, mas, em casa, possa fazer isso com o controle remoto”, diz ele, que está em negociação com empreendimento de SP para a entrega de todas as unidades automatizadas. “São plantas a partir de 60 m2, onde cada apartamento teria três ou quatro interruptores, coisa de R$ 1.000 a mais no preço da unidade por uma comodidade que faz diferença depois”, diz ele.

De olho em clientes novos, as empresas também têm investido em simplificar processos. Hoje é possível contratar automação de luzes, persianas e home theather em lojas de iluminação e elétrica como a Leroy Merlin, Andra, Yamamura, entre outras. Os equipamentos estão disponíveis na loja e, caso feche a compra, a instalação é feita pela empresa responsável por colocar o produto na prateleira. “Damos todo o suporte na entrega e depois, em casa de problemas ou necessidade de manutenção”, diz Sanches, da My Way.

 Entre os negócios mais buscados dentro da automação se destacam Controle de Iluminação, Controle de áudio e vídeo, Persianas, Controle de acesso e Irrigação.