A Prefeitura de São Caetano do Sul vai revitalizar e reformular o bairro Fundação. O Plano Diretor Estratégico deve durar seis anos e tem um investimento total previsto de R$ 147,6 milhões.
A ideia é, especialmente, enfrentar o problema histórico das enchentes. Em quase duas horas de apresentação para os moradores, o prefeito José Auricchio Júnior resgatou a história da região, explicou cada detalhe do plano (incluindo prazos, investimentos e fonte de recursos de cada obra) e esclareceu as dúvidas.
O chefe do Executivo lembrou que há registros de cheias na região desde o Século XVI. No Fundação está localizado o vértice do Rio Tamanduateí (com águas que vêm de Mauá e Santo André) com o Ribeirão dos Meninos (que, antes de chegar a São Caetano, recebe águas provenientes das cabeceiras de rios que passam por Diadema, São Bernardo e São Paulo). O grande volume de águas (especialmente com as chuvas de verão) e a geografia do bairro (que em alguns pontos está abaixo da margem do Tamanduateí), resultam nas enchentes.
“Não tenho idade e biografia para vir aqui, olhar nos olhos de cada um de vocês, e dizer que o bairro não será mais atingido por enchentes. Quem fala isso está mentindo. Este é um problema secular, mas com técnica, seriedade e verdade, estamos enfrentando. Afirmo sim, que, com muito trabalho, daremos vida nova ao Fundação. Aqui foi onde São Caetano do Sul começou, e não é aqui que irá acabar”, afirmou Auricchio ao apresentar ações macro de combate às cheias.
O chefe do Executivo ressaltou nutrir afeto especial pelo Fundação. “Meu pais viveram aqui, casaram aqui. Meus avós moravam na esquina das ruas 28 de Julho e Rio Branco, onde passei muito Natal na casa deles. Tenho respeito e carinho enorme pelo Fundação. Portanto, não estou preocupado com quem vai entregar as obras, se eu ou outro prefeito. Quero que todos nós e as futuras gerações tenham um bairro melhor. Sem mesquinhez de quem fez ou não. Este é um legado para a cidade.”
No evento, Auricchio assinou o protocolo de intenções para a criação da Comissão de Controle e Participação Social (Governo, Sociedade e Legislativo) do Programa ReFundação 2020-2025 e entregou o projeto de lei das respectivas operações de crédito nacional e internacional ao presidente da Câmara, Pio Mielo.
“Amo São Caetano e amo o meu bairro. Não troco aqui por nada. Temos problemas, principalmente com relação às enchentes, mas confio que este plano apresentado pelo prefeito irá melhorar a vida de todos nós”, elogiou a professora aposentada Alzira Bragueto, de 78 anos.
Na ocasião, o deputado estadual Thiago Auricchio destacou a apresentação do projeto da nova Avenida do Estado, junto ao governador João Doria.