da Redação

O prefeito José Auricchio Júnior anunciou nesta sexta-feira (23/7) os festejos pelos 145 anos de São Caetano do Sul e detalhou o plano para a cidade seguir no caminho do desenvolvimento, após ter superado os momentos mais críticos da pandemia. “Temos uma missão muito clara, que é melhorar a vida das pessoas. Fazemos isso com o aprimoramento dos serviços públicos para que a roda desenvolvimentista de São Caetano do Sul não pare”, afirmou o chefe do Executivo em evento realizado na manhã desta sexta-feira, no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, no Bairro Barcelona.

Além de ter o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País, o município figura no topo do ranking nacional de cidades sustentáveis, que considera o cumprimento dos 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU (Organização das Nações Unidas).

A boa qualidade de vida dos moradores está assegurada com uma Saúde mais humana, uma Educação que garante o desenvolvimento das potencialidades das crianças e adolescentes, um arco de proteção social fortalecido, e com geração de emprego e renda. A qualificação dos serviços públicos passa pelo investimento em tecnologia. E assim, com inovação, a Prefeitura trabalha para atender a população em todas as suas necessidades.

A entrega de grandes obras tem destaque na programação de aniversário. No dia 28 de julho, na sequência da Missa pelos 145 anos, será inaugurado o Parque Municipal Província de Treviso, no Bairro Fundação. Uma conquista histórica, após mais de uma década de atuação da Prefeitura para conseguir a autorização da Cetesb, em processo que incluiu a descontaminação do solo de parte das antigas Indústrias Matarazzo. No local também funcionará a Inspetoria da GCM (Guarda Civil Municipal).

Já no dia 31 de julho será entregue o Complexo Educacional, Esportivo e Cultural do Bairro Santa Maria, a maior obra da história da cidade no setor. Serão duas escolas: a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Teresinha Dario Fiorotti, e a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Rosana Aparecida Munhos, além de ginásio poliesportivo coberto e duas quadras esportivas descobertas.

Em agosto, estão previstas as inaugurações do Atende Fácil Saúde e do CISE (Centro de Integração de Saúde e Educação) da Terceira Idade do Bairro Fundação. Outras grandes obras estão em andamento ou em fase de projetos, como um segundo Complexo Educacional, Esportivo e de Lazer, no Bairro Mauá; o Novo Viaduto Independência; as intervenções do Programa Novo Centro, iniciando pela requalificação urbana da Praça Cardeal Arcoverde e da Rua Santa Catarina; o Pronto Cardio e o Complexo Municipal da Pessoa com Deficiência. Segundo Auricchio, esses projetos devem ser entregues em, no máximo, 18 meses.

“Este investimento em infraestrutura são símbolos da visão de futuro do governo. Mas não podemos nos esquecer de que a população tem carência de lazer, por conta dos dois anos de pandemia. Há a necessidade de nos confraternizarmos, de nos encontrarmos com as pessoas. Por isso, além de comemorarmos os 145 anos de São Caetano, preparamos uma programação de festejos para celebrarmos a vida”, ressaltou Auricchio.

E vai ter festa para todos os gostos. Em quatro noites, o Espaço Verde Chico Mendes será o palco de grandes shows: Fábio Jr (28/7), Art Popular (29/7), Porão 99 (30/7) e Luiza Possi com a Big Band da Fundação das Artes (31/7).

E, após dois anos sem ser realizada por conta da pandemia, a tradicionalíssima Festa Italiana estará de volta, nos quatro fins de semana de agosto, no Bairro Fundação. "É uma das maiores festas de rua da colônia italiana e é uma alegria voltar a contar com ela", disse Auricchio.

Auricchio falou ainda que governa a cidade para garantir que o crescimento do município siga sustentável ao longo dos próximos anos. "Queremod manter São Caetano neste mapa de desenvolvimento. A próxima avaliação da ONU deve ser em 2030, mas seguiremos cuidando da cidade, com acesso aos serviços públicos, bons serviços para a roda nao parar", concluiu.