Vereador apoiou governador em prévias tucanas e diz agora trabalhar para manter bom relacionamento de cidade com governo; João Doria destacou atuação de Orlando Morando na coordenação

Paula Cabrera

O vereador de Santo André, professor Jobert Minhoca (PSDB), ganhou ainda mais força nas fileiras do partido após a confirmação do nome do governador João Doria como pré-candidato à presidência do país. Minhoca teria sido isolado no seu apoio a Doria (PSDB) nas prévias do partido. O atual prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB) e outros parlamentares apoiavam o candidato do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Serra foi, inclusive, coordenador da campanha de Leite.
Minhoca que ficou sozinho em sua decisão, saiu vitorioso após o resultado das prévias do PSDB ser divulgado no último sábado (27/11). Em nota ao JNC, o vereador andreense afirmou que a decisão de apoiar Doria confirmou sua luta por independência. “Não é porque o prefeito apoia um candidato que devo apoiar também. Isso é democracia! Sempre fui independente, quem escolhe por mim sou eu, mas respeito todos que escolheram o outro caminho”, afirmou.

Após a vitória de Doria, o vereador tucano pretende trabalhar para reunir o partido e reaproximar o relacionamento com o governo do Estado. Minhoca finaliza reforçando a importância de uma boa relação do município com a gestão estadual: “O município precisa muito dos recursos enviados pelo Estado, como a construção do Bom Prato na Vila Luzita, do asfalto e iluminação na Avenida dos Estados, a Casa Afro e o reforço de equipamentos para diversas áreas, hoje tenho um relacionamento espetacular com o Secretário de Desenvolvimento Marco Vinholi, além do vice-governador, Rodrigo Garcia. Pretendo estar à frente desse intercâmbio, e resgatar o companheirismo e a paz entre o PSDB da nossa cidade e do Estado, sempre focando nos resultados para a nossa Santo André”, concluiu.

Morando é chave do ABC

A disputa do PSDB acirrou o clima da política regional, já que Paulo Serra, prefeito de Santo André, coordenou a campanha de Eduardo Leite, enquanto Orlando Morando, prefeito de São Bernardo, ficou a cargo da campanha de Doria. O governador de São Paulo não escondeu sua gratidão ao prefeito de São Bernardo, que realizou seu trabalho de coordenação durante os fins de semana e após o expediente na Prefeitura. Membro da executiva nacional do PSDB, Morando esteve em Brasília com Doria no processo de votação.

Prefeito Orlando Morando, a deputada Carla Morando e o governador João Doria

A região se dividiu na escolha. Em Mauá, parte dos filiados, como o vereador Eugênio Rufino, apoiou Leite, mesmo aconteceu em Ribeirão Pires, onde o ex-prefeito Adler Kiko Teixeira perdeu prestígio e parece não ter apoio dentro da sigla, presidida pela esposa. Santo André votou em peso conforme determinação de Serra. Já Rio Grande, São Caetano e São Bernardo apoiaram decisão de Morando em benefício de Doria. A escolha do governador de São Paulo fortaleceu ainda mais Morando no grupo do governo do Estado. Minhoca também tem se aproximado do grupo governista. Morando é cotado para ser vice-governador na chapa com Rodrigo Garcia.