Um homem foi levado para a delegacia suspeito de crime ambiental

Da Redação

Após denúncia anônima, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Mauá apreendeu no Jardim Aracy 56 animais que viviam em situação precária - 53 aves eram mantidas em gaiolas, sendo 52 de espécies silvestres, e três jabutis, sem a autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O autor do crime, um homem de 58 anos, reconheceu aos agentes que realizava a prática ilegal, assim como a comercialização dos bichos, havia seis anos e que nunca tentou regularizar a situação por conta da burocracia. O mesmo foi conduzido à Delegacia de Meio Ambiente de Santo André. Os animais foram recolhidos e encaminhados ao Parque Ecológico do Tietê para reabilitação e, possivelmente, serem devolvidos à natureza.

Essa já é a segunda grande apreensão de animais silvestres realizada este ano pela GCM de Mauá. A primeira foi em 27 de fevereiro, quando foi estourado cativeiro com mais de 60 animais que viviam em situações precárias - entre os quais estavam macacos, aves e lagartos - na Chácara Maria Francisca, região que abriga matas e mananciais da cidade.

Quem estiver ou morar em Mauá e flagrar a venda de animais silvestres clandestina ou qualquer tipo de maus tratos podem fazer a denúncia ao 153 da GCM. Não é necessário se identificar.