
Paula Cabrera
O número de casos de coronavírus no ABC chegaram a 30 neste segunda-feira (23/3). A alta em relação ao último balanço é de 25% em apenas três dias. O Estado também registra 745 casos confirmados e 30 mortes.
São Caetano é a cidade com mais confirmações. São 11 casos, além de 172 investigações, entre elas dois óbitos suspeitos que aguardam confirmação do instituto Adolfo Lutz.
São Bernardo vem logo atrás, com nove casos confirmados contra cinco informados no último balanço, alta de 80% em apenas três dias - o último dado passado pelo Estado aos municípios foi de sexta-feira. A cidade ainda tem 366 em investigação.
Santo André aparece logo em seguida, com sete pacientes infectados, um a mais do que no boletim do fim de semana. Há ainda 115 suspeitos e três óbitos suspeitos.
Mauá segue com apenas um caso confirmado e 107 suspeitos. Ribeirão também tem um caso confirmado e 25 em análise. Diadema também tem um caso confirmado e um óbito em investigação. A cidade não divulga casos suspeitos. Rio Grande da Serra tem cinco casos investigados e nenhum confirmado.
Mesmo com o alto número, os prefeitos preparam ofensivas e esperam que os índices subam ainda mais nos próximos dias. O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), já confirmou que os dados só entram na listagem do governo após contraprova do Adolfo Lutz e o prazo para os resultados tem aumentado pelo alta demanda - teria passado de sete para até 15 dias, o que deve fazer com que os atuais números subam consideravelmente nos próximos dias.