Foram 30 novos casos em apenas um dia; Santo André reviu número divulgado ontem

Paula Cabrera

Os casos de coronavírus no ABC chegaram a 279 nesta terça (7/4), são 27 novas confirmações. São Bernardo segue como a cidade com maior número de confirmações e também mortes. São quatro novos óbitos confirmados na cidade apenas nesta terça. As internações também têm aumentado em ritmo assustador. Das cidades que divulgam os números, a alta média é de 12 novos casos por dia.
A mudança rápida dos número de casos acontece porque o Governo do Estado autorizou que os diagnósticos confirmados por Hospitais Particulares sejam incluídos como Covid-19. Antes, era necessário contraprova do sistema Adolfo Lutz que tem levado de dez a 15 dias para realizar exames. Agora apenas diagnósticos feitos na rede municipal devem ser enviados ao instituto, que também contará com o auxílio do Instituto Butantã na realização dos testes.
São Bernardo segue com um crescimento agudo nos quadros de coronavírus. Os casos pularam de 72 para 87, sendo 15 a mais em apenas 24h. Os óbitos confirmados também aumentaram de 12 para 16. Há ainda 1.354 notificações. O prefeito da cidade, Orlando Morando (PSDB), sua esposa, a deputada estadual Carla Morando e seus dois filhos, testaram positivo para covid-19. Eles estão em isolamento domiciliar.
Diadema teve duas novas confirmações e totaliza 32. Há ainda uma morte confirmada e onze em investigação. O município diz ainda que há 415 casos suspeitos, o que inclui 51 pessoas internadas, dez a mais que ontem, e 79 profissionais de Saúde, 14 notificações a mais do que as registradas segunda.
São Caetano confirmou quatro novos diagnósticos, sendo agora 53 positivos. As internações de casos suspeitos caíram, sendo 30 agora, contra 33 de ontem. São 20 em hospitais da rede pública e dez na rede particular. A notícia, no entanto, não é animadora, pois as três internações a menos foram incluídas como três novas mortes suspeitas, num total de quatro novos registros. Há três óbitos confirmados.
Mauá tem três novas confirmações, totalizando 22 casos. Há ainda 580 exames aguardando comprovação. A cidade não informa mortes em investigação.
Rio Grande da Serra tem sete casos, um a mais do que divulgado ontem e outros 15 em investigação.
Em Ribeirão Pires são sete casos e dois óbitos suspeitos na UPA Santa Luzia.
Santo André registrou menos casos nesta terça. São 71 contra os 74 casos de ontem. A administração argumenta que divulgou ontem números de hospitais particulares, que foram contabilizados em um primeiro momento, mas que saíram da lista porque aguardam controprova do Adolfo Lutz. Há ainda três mortes confirmadas e outras 25 aguardando confirmação. Segundo a administração municipal, há 79 pacientes internados, contra 57 registradas ontem, um aumento de 22 casos em apenas um dia. Os casos em UTI saltaram de 21 para 34. Aumento de 13 casos.
O Estado também registra 5.682 casos confirmados, 821 além do divulgado ontem. São ainda 371 mortes confirmadas.