Primeiro público atendido serão o de crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades

Das agências

O ABC recebeu nesta sexta-feira (14/1) 13.390 doses do primeiro lote da vacina infantil da Pfizer. Os imunizantes estão sendo distribuídos durante e a aplicação símbolica, em um pequeno grupo de crianças,  deve ocorrer no fim do dia. A expectativa é que a vacina esteja disponível nos postos de vacinação a partir de segunda-feira (17/1). Neste primeiro momento, as doses serão aplicadas em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, índios e PCD (Pessoas com Deficiências). O cadastro está aberto no site //www.vacinaja.sp.gov.br/.
São Bernardo foi a que recebeu o maior número de doses, com 4.080 imunizantes, seguida de Santo André (3.280), Mauá (2.280), Diadema (2.340), São Caetano (610), Ribeirão Pires (550) e Rio Grande da Serra (250).
Esse primeiro lote vai cobrir apenas 5,1% do público-alvo formado por 260 mil crianças entre 5 e 11 anos. A expectativa é que um novo lote de imunizantes da Pfizer desembarque no domingo no Brasil, com mais 1,2 milhão de doses que serão distribuídas durante a próxima semana. Até o fim de janeiro o Ministério da Saúde estima receber 4,3 milhões de imunizantes.
São Paulo prevê que serão necessárias três semanas para imunizar todo o público alvo do Estado. Há ainda a expectativa de liberação da coronavac para crianças entre 3 e 11 anos, o que pode acelerar a vacinação. A Anvisa solicitou, nesta semana, mais documentos para analisar o pedido. A coronavac já é usada na vacinação infantil no Chile.